Marble Surface
 
  • Fernanda Proença

Resenha: A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões - Louise O'Neill


Título Original: The Surface Breaks

Autor(a): Louise O'Neill

Editora: DarkSide

Ano: 2019


Tudo parecia calmo na superfície...

Mas, no fundo, era o início de uma revolução.


A jovem sereia Gaia anseia mais do que viver apenas em seu reino sendo um acessório bonito, ela deseja conhecer o reino humano que levou a sua mãe.


Ao completar quinze anos, ela pôde subir a superfície para conhecer suas peculiaridades, eis então que ela avista um navio com vários humanos e se deslumbra com Oliver e o salva de se afogar quando seu navio é atingido pela tempestade.


Ao voltar para o reino, Gaia teme que seu pai, o Rei dos Mares, descubra que ela salvou o jovem de se afogar e passa a aceitar as "atenções" de seu noivo Zale, para garantir que ele não irá contar nada a seu pai.


Então, encorajada por uma das suas irmãs, Gaia decide procurar a Bruxa do Mar para que possa ir para a superfície e ter Oliver, mas há um preço a pagar, toda vez que andasse seria como ter facas cortando seus pés e teria que abrir mão de sua linda voz.


Gaia aceita o acordo e consegue ter o que deseja, pernas, porém nada sai como o esperado e ela passa ver que Oliver não era tão perfeito como ela quis acreditar e agora ela tem que decidir se o destrói e recupera seu esplendor de sereia ou se deixa derrotar pelo feitiço da Bruxa.


Uma história intrigante, onde tanto na superfície quanto no fundo do mar as mulheres são silenciadas e forçadas a apenas concordarem com os homens e onde os padrões são altos e as que não atingem esse padrão são completamente desprezadas.


Achei bem interessante a construção de Gaia e de como ela vai percebendo que Oliver mão era o que ela achava, mas ainda assim, ficou esperando que ele retribuísse o seu amor. A mãe de Oliver é uma personagem forte e que faz de tudo para tornar Oliver um homem melhor, mas sendo completamente ignorada. Ela carrega tudo nas costas enquanto tem que aturar comentários idiotas do próprio filho.


Espero que gostem e tenham uma boa leitura!!!



3 visualizações0 comentário