Quando as luzes se apagam - Rô Mierling


"As claras tudo é bonito, agradável e bem disposto. Mas na noite, na escuridão, no isolamento, surge uma face do ser humano que é desconhecida e que queremos ignorar."

Quando as Luzes se Apagam

Autora: Rô Mierling

Editora Incógnita

212 páginas
Avaliação: 4/5

Sinopse: Lux Fero não tem medo do escuro e ele pode realizar todos os seus desejos. Alto, moreno, olhos negros e brilhantes. Um sorriso sedutor e palavras que encantam. Onde ele passa, ninguém jamais o esquece.


Ana tinha medo do escuro e quando conheceu Lux, sua vida nunca mais foi a mesma. Samara, pequena e inocente, ouviu a voz de Lux e conheceu o outro lado da noite. Anita, feliz e realizada, mas quando Lux entrou em seu caminho, seu destino foi selado. Mas Ester era sua preferida e era ela seu grande desafio. Ele queria possuí-la, por inteiro e para sempre. Outras vidas, muitas histórias e um elo comum: a presença de Lux Fero. Ele gosta de brincar, gosta de desafios, e se você não for forte para resistir, ele vai dominar você. 
Várias vidas, muitos segredos e uma escuridão intensa que nos atraí, mas também nos mostra o pior de cada um de nós. 


Silêncio! Escute! Surpreenda-se! Esse livro e seus personagens irão mostrar muito mais do que queremos ver ou saber.




Lux Fero é um homem lindo e extremamente manipulador, consegue o que quer através de suas palavras. Ele emana o mal e traz desgraça a todos que dele se aproximarem.

Possui atração por mentes, para as abertas Lux dá uma atenção especial, e com as fechadas, ele se diverte. Mentes psicóticas são sua fascinação, ele as domina e faz com que tomem atitudes horríveis.

Lux tem seguidores que o ajudam quando ele não pode estar em determinado local, praticam os piores atos que alguém pode fazer, são violentos e frios, assim como seu mentor.

Não é qualquer um que consegue resistir, pois Lux observa, persegue, manipula e acaba com as pessoas. 

 “A maldade corre solta no mundo, mas em alguns lugares ela se alastra com maior rapidez, possuindo mentes doentias que dão lugar a escuridão.”

Gostei muito da leitura, em cada capítulo conhecemos pessoas diferentes que possuem algo em comum: Lux Fero. E vemos como ele transformou e obscureceu a vida de cada um que se aproximava.

A narrativa é muito boa e inteligente, quando entendemos bem do que se trata e de como passa uma bonita mensagem de fé ela se torna ainda melhor. A Rô tem o dom de escrever livros que marcam, nunca esqueço de seus textos e obras, e com Quando as luzes se apagam não foi diferente, devorei ele em algumas horas e terminei com aquela sensação de que o levarei sempre comigo, sempre que ver situações semelhantes me lembrarei.

O que me atrai é encarar a realidade estampada nas páginas do livro, o que acredito ser ousado, pois é muito mais fácil usar a literatura para escapar da vida real e se encantar com histórias bonitas e finais felizes. Eu também amo àquelas que me transportam para um mundo mágico e alegre, mas ao mesmo tempo é muito interessante ler algo realista, algo que nos dá um tapa na cara e nos mostra que é esse o mundo em que vivemos, e eu admiro quem escreve dessa maneira.

"A liberdade e a vida são nossos bens mais preciosos, e quando nos vemos em situação de risco, toda a ciência do que é padrão moral ou correto se vai e tomamos as atitudes mais sinistras..."

Além da mensagem de fé que podemos extrair da leitura, também encontramos temas importantes como o fanatismo religioso, a falta de justiça no país e como as redes sociais podem contribuir de forma negativa em nossas vidas dependendo do que for postado nelas, aliando à isso a maldade pura do ser humano.

Ainda podemos observar o quanto pessoas com mentes facilmente manipuláveis e fracas se tornam presas fáceis e verdadeiras ameaças para elas mesmas e as pessoas que a cercam.

Na contracapa de Quando as Luzes se Apagam encontra-se uma frase da escritora Laura Garcia que menciona que o livro a deixou com uma sensação de estar sendo observada. Confesso que foi exatamente assim que me senti após o término da leitura. 

Esse é um livro forte e marcante, que vale a pena ser lido! E como eu falei na resenha do outro livro da autora: Contos e Crônicas do Absurdo, a realidade é dura e nem sempre bonita, por isso leiam sem esperar o “felizes para sempre”.


Recomendo com certeza!

9 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha Lara. Já encomendei meu livro com a Rô, e estou curiosa pra saber com é. Não sou a maior fã de finais tristes rs mas as vezes confesso que um final triste é melhor em algumas histórias. Gosto da escrita da Rô, e o lado realista é especialidade dela, então acredito que esse livro deve me tocar de alguma forma. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ola Lara a resenha me deixou confusa, mas lendo sua resenha clareou um pouco, gostei da premissa do livro um tema diferente do habitual, a capa está muito bonita. Interessante o protagonista mexer com as mentes das pessoas, Vou colocar em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Lara, achei o enredo e a proposta do livro bem interessante e diferente, sua resenha me deixou com vontade de lê-lo e descobrir mais sobre essa historia obscura e sobre oque Lux faz com as pessoas que se envolve *--*

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Oi Laralinda <3

    Confesso que a sinopse me deixou confusa, mas com a sua resenha entendi um pouco mais! Os livros da Rô são sempre realistas, já li o outro livro que você citou! Fiquei curiosa com a leitura, vamos ver se mais para frente consigo adquiri-lo.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara, não conhecia o livro e nem a autora mas achei a premissa interessante. Esse parece ser um daqueles livros que nos prendem do início ao fim né! Sua resenha me deixou intrigada, espero poder conferir a obra em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lara, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei da proposta dele. A capa não me chamou a atenção, mas a premissa dele sim. Gosto de livros que passam uma mensagem e que retratam temas importantes, gostei muito da sua dica.

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Lara!
    Que resenha forte e pelo jeito o livro é da mesma forma. Eu estou ansiosa pra ler esse livro e ter as mesmas sensações que você também teve. Só pelo título dá pra ver que o livro não é como os outros.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Lara!
    Que resenha forte e pelo jeito o livro é da mesma forma. Eu estou ansiosa pra ler esse livro e ter as mesmas sensações que você também teve. Só pelo título dá pra ver que o livro não é como os outros.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Lara,

    Não conhecia a autora, mas apesar da recomendação não é uma leitura para o momento....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir