Se eu ficar - Gayle Forman

Gayle Forman


"Mas eu entenderia se você escolhesse o amor, o amor do Adam em vez do amor pela música. Seja qual for sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda." 


Se eu ficar

Autora: Gayle Forman

Editora Novo Conceito


224 páginas
Avaliação: 2/5

A rádio AM anuncia que que as escolas permanecerão fechadas devido a neve, na região em que Mia e sua família moram poucos flocos de neve já fazem com que a cidade pare. Por isso, eles resolvem aproveitar o dia para dar um passeio e visitar alguns amigos e os avós. 

Mas a manhã alegre do programa em família tem seu fim quando um caminhão se choca contra o carro em que eles estão. Inicialmente Mia acha que está tudo bem, até o momento em que vê seu corpo inerte no acostamento e assiste aos médicos fazendo de tudo para salvá-la. 

Mia percebe que seu mundo está de cabeça para baixo, e sabe que agora tem apenas 24 horas para fazer uma escolha...a escolha que mudará tudo e ditará seu destino. 

gayle forman

Se eu ficar é um livro com uma temática bem interessante devido a esta experiência extracorpórea pela qual Mia passou. Foi uma leitura bem dinâmica, contudo, não tão bem desenvolvida e decepcionante.

Quando li resenhas de pessoas que se emocionaram com a história eu pensei realmente que precisaria de lenços ao ler pois sou uma chorona quando se trata de livros, mas não foi isso que ocorreu. Podem me crucificar, mas a verdade é que a narrativa não me agradou e não me emocionou. 

Nas primeiras páginas eu estava gostando mesmo, mas as coisas começaram a ficar chatas, nenhum personagem me cativou e a leitura não me surpreendeu em nenhum momento.  

O foco do livro não foi o que eu esperava, inicialmente pensei que iria me deparar com os dramas, pensamentos e dúvidas de uma adolescente que tem que fazer uma escolha extremamente difícil, mas acabei vendo uma garota que passou a maior parte do livro lembrando de sua história com o namorado e a família, confesso que as partes das lembranças dos pais dela foram legais, mas a parte da paixão com Adam e como eles se conheceram, e todo esse "mimimi" não me convenceu e eu achei repetitivo.  Gostaria de ter visto uma protagonista bem construída e com melhores questionamentos acerca de sua situação.  

O final do livro não surpreendeu e devo dizer que me incomodou a escolha de viver ou morrer partir de Mia. Acredito que isso não cabe a ninguém. 

Mas o livro tem seus momentos bons, a paixão dos personagens pela música é bem interessante e a parte em que os parentes conversam com a protagonista é bonita, pois retrata o sofrimento dessas pessoas e a agonia de Mia que apenas assiste sem ter o que fazer.   

Enfim, essa não é uma narrativa horrível, mas euzita aqui encontrei mais pontos negativos do que positivos. 

9 comentários:

  1. Olá

    Não tenho interesse pelo livro, mas essa obra tem dividido opiniões. Acredito que irei assistir o filme algum dia, mais pra frente e pretendo gostar já que a trama até que me chama a atenção, mas eu não lerei nem se curtir o filme. Muita gente tem dito que o filme é muito melhor, então vou confiar. E é bem triste quando achamos uma coisa do livro e nos surpreendemos com ele negativamente, mostrando que não era bem o que imaginávamos.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Olha preciso confessar que gostei também bastante da história do livro, embora eu tenha gostado mais das passagens da vida dela em vida do que dela no hospital. Esperava mais acontecimentos nessas partes e também não senti muito envolvimento com a personagem principal. Seilá, eu gostei muito do livro, mas eu achei que poderia ser melhor, porque se vc for ver o filme, é muito mais LINDO do que se imagina. E outra, o livro PARA ONDE ELA FOI que é a continuação dá um banho no primeiro. MUITO MELHOR e sinceramente foi o meu melhor.

    Enfim...Espero que goste do segundo também
    bjokas linda e bela resenha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma das pessoas que amou esse livro! Pra mim, nada foi mimimi, consegui compreender a Mia e até chorei enquanto lia. Também não acho que a gente possa escolher partir ou ficar, mas mesmo assim o enredo me envolveu e me tocou muito.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara, esse não foi o melhor livro que li na minha vida mas tb não foi um dos piores. Confesso que assim como você, esperava encontrar mais na história e não foi o que aconteceu! O livro tem uma narrativa que flui fácil até mas realmente o amor da personagem pelo namorado não foi uma coisa que me convenceu a ponto de me emocionar e tal. Mesmo com toda a problemática, ainda achei o livro melhor que o filme.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara,

    Hu Hu!! Até que enfim achei alguém com uma opinião igual a minha, nossa pensei que fosse o único...kkk...mas é isso ai, na nossa vida a decisão é de Deus, também achei legal o amor em família e a relação com a música os pontos positivos, o livro A Máquina de contar história me emocionou esse não parabéns pela sua resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Apesar de você não ter gostado de "Se Eu Ficar", e eu compreender todos os motivos que causaram isso, recomendo que você leia a continuação. Gostei de "Se Eu Ficar", mas me surpreendi e muito com "Para Onde Ela Foi", que inclusive entrou para a lista de melhores livros do ano. Se por me identificar com o narrador ou não, eu não sei, mas acho que você pode apreciar sim. rsrs

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara, tudo bem? Concordo com você, não consegui gostar do livro, as personagens não conseguiram me emocionar, e achei a narração do passado da Mia bem chatinha!! Acho que foi muita divulgação e resenhas extremamente positivas que acabei me decepcionando. Enfim, também achei interessante a parte da relação dela com a música, e os parentes dela falando com ela, e principalmente gostei da melhor amiga dela. Enfim, ainda preciso assistir ao filme, pois muita gente que também não gostou do livro, gostou do filme.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oi Lara, tudo bem??

    Essa é a primeira resenha negativa que leio desse livro... claro que já li algumas que falaram sim de pontos negativos,mas nada igual com seu ponto de vista e eu acho válido tudo o que disse porque foi a sua opinião... eu estou com esse livro aqui para ler... já li diversas opiniões... eu gostei do filme o certo mesmo é que eu leia para tirar minhas próprias conclusões.... Mas confesso que não estou com muita expectativa.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Lara!
    Esse livro é do tipo ame ou odeie. Já vi resenhas de todos os tipos. Mas eu ganhei esse livro de presente e vou ler para ter a minha própria opinião. Espero que seja boa para mim.
    Adorei a sua resenha e respeito a sua opinião.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir