Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight


"Quando voltou a olhar para baixo , eles tinham mudado de posição. E ali, no centro do circulo de proteção, havia uma bota. Preta, sem salto, gasta. Estava caída de lado, como um animal morto. Mas também havia outra coisa ali, algo muito maior. Coberto com um lençol."

Reconstruindo Amélia

Autora: Kimberly McCreight

Editora: Arqueiro


352 páginas
Avaliação: 5/5


Kate Baron é uma advogada de sucesso e uma mãe amorosa, porém, não possuí muito tempo para estar com sua filha, Amelia, devido ao trabalho. E no dia em que estava em uma importante reunião de negócios recebeu um telefonema da escola de Amelia pois ela tinha sido suspensa e precisava que alguém fosse buscá-la. 

Kate simplesmente não conseguiu acreditar, nunca tinha acontecido nada parecido com sua filha, ela sempre fora inteligente e prudente, contudo, o medo foi tomando conta de Kate na medida em que se aproximava da escola, pois estava cercada por caminhões de bombeiros, policiais e ambulância. 

A notícia de que Amelia havia pulado do telhado fez Kate perder a vontade de viver também, aquilo não poderia estar acontecendo. Mas no momento em que ela estava tentando aceitar o fato de que a filha tinha se suicidado, recebeu uma mensagem: 

Amelia Não Pulou

A partir daí Kate vai atrás de todas as pistas possíveis para descobrir a verdade sobre a morte de Amelia, será que ela foi assassinada ou realmente tirou a própria vida? 


Reconstruindo Amelia foi uma leitura que me prendeu do inicio ao fim, uma trama muito bem desenvolvida pela autora, que criou uma ótima história de suspense, gostei muito do modo com que a narrativa foi conduzida. 

Intercalando os capítulos entre Kate e Amelia, podemos entender a angustia de uma mãe que perdeu a pessoa que mais amava e que faz de tudo para descobrir o que aconteceu à sua filha. Senti o sofrimento e o desespero de Kate, que se culpava pelo ocorrido, ela descobriu coisas que nem imaginava sobre a vida de Amelia, o que a deixava ainda pior. 

Do mesmo modo voltamos ao passado e podemos entender Amelia, uma jovem de 15 anos que estava em uma fase de descobertas e decepções, fez coisas erradas e escolhas que fizeram com que sua personalidade se perdesse. Inicialmente fiquei irritada com as atitudes dela, mas Amelia era uma boa garota, que estava perdida nessa fase que é tão complicada para qualquer adolescente. 

Além de conhecermos a história pela mãe e pela filha, também há capítulos de postagens de um blog de fofocas chamado GrAcIoSaMENTE e do Facebook, emails e mensagens de celular, o que faz com que a leitura seja agradável e rápida.

Gostei muito do livro e dos personagens, foi tudo bem construído, aguçando a curiosidade do leitor e fazendo com que eu me surpreendesse muitas vezes. É uma trama verdadeira e intensa, que mostra o quanto os diálogos e a sinceridade é importante em qualquer tipo de relacionamento. Com o desenrolar da leitura imaginei diversos desfechos, mas confesso que o final não foi como eu esperava, pelo menos não em parte.

Mesmo assim minha nota é a máxima, pelo simples fato de que para mim, um livro bom é aquele que me faz ter diversos sentimentos e esse livro foi assim em todos os momentos da narrativa. É uma leitura que recomendo com certeza!

25 comentários:

  1. Oi Lara, nossa, gostei muito da sua resenha. Parece ser um livro muito bom e me fez ter vontade de ler. Para mim um livro também é bom quando me faz sentir os sentimentos das personagens e me trazem algumas reflexões e questionamentos. Que bom que esse foi um livro assim para você.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  2. Lala linda <3

    Esse livro me parece ser demais. Gostei muito da sinopse e quando peguei para dar uma folheada nele na livraria acabei devorando o primeiro capítulo. Adorei a resenha. Ficou demais. Me deixou ainda mais curiosa e mal posso esperar para terminar a leitura dele HAHAHAHAHHA.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Acho que até agora não encontrei ninguém satisfeito com o final desse livro, que apesar desse pequeno detalhe, foi um dos melhores desse ano. Exatamente por isso que você comentou: é impossível não se envolver com a história do início ao fim. Eu vou torcer para que novos livros da autora sejam lançados no Brasil e que a futura adaptação seja tão marcante quanto o livro, porque ele merece. :D

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee Laraaa♥
    Eu estou apaixonado por esse livro, muita gente diz que é ótimo e após ler sua resenha estou bastante curioso ^^ Essa capa está divina e adoro personagens bem constituídos. Pelos seus comentários a autora soube desenvolver a história muito bem *--*
    Guardando um dinheiro pra comprar já,já HAUAHAUAAU.

    Beeijos
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi La, tudo bem?
    Eu estou apaixonada por esse livro mesmo sem ter lido, a trama dele é um gênero que curto muito.
    Sua resenha ficou ótima.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Aiiii como eu quero ler esse livro!! Não tenho money pra comprá-lo então acho que lerei no tablet, lerei de qualquer jeito hahaha.
    Adoreeei a resenha.
    Um beijo!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara também gostei muito do livro, ele mexeu comigo desde o início.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Amilgaaa!!!

    Tbm dei nota máxima!!!
    Que final hein!
    Nunca imaginei aquilo! E vc ainda acertou uma parte! \o/
    Esse vai ficar lá do lado do tio James Paterson! Na prateleira dos favoritos!

    Beijokinhaaaa!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Lara, fiquei com vontade de comprar agora!! Rsrs... já ouvi falar por nome o livro, mas nunca li uma resenha essa é a primeira, e esse livro, faz totalmente meu gênero! Obrigada pela indicação, fiquei muito curiosa pra saber o que realmente aconteceu com Amelia. Vou adicionar no skoob já... bjss
    Clube da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá Lara,

    Que bom que gostou do livro também, não tem como largar a leitura, um suspense de tirar o fôlego, com certeza vale a leitura...parabéns pela resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lara, fui me interessar pelo livro devido a resenhas. Fico imaginando que não dá nem para pausar a leitura. Fico pensando se Amelia pulou ou não e como deve ser o desenrolar da história!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ooooi,

    Eu tava bem afim de ler esse livro e cada resenha só me anima mais ainda para lê-lo. Gostei bastante da sua resenha... Espero ler em breve :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lara. As resenhas desse livro tinham dado uma parada e eu estava quase conformada em não ter lido ainda, aí vem você falando bem do livro de novo e eu fico como? Pelamor!
    Quero muito ler, mas preciso comprá-lo. Estou curiosíssima pra saber se ela se matou ou se foi assassinada. Ai, meu coração! rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Finais que nos surpreendem são ótimos.
    Esse livro está na minha lista de leituras a tempos, mas cadê que consigo comprar? Essa trama entre mãe e filha, a busca pela verdade.. tudo isso é um prato cheio para eu me deleitar rs
    Espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. OI Lara, tudo bem?
    Não tem como não sofrer com essa mãe, todas as resenhas que li desse livro foram só elogios e emoções, como a sua também. Imagine descobrir que não conhece a própria filha, descobrir que ela lhe escondia coisas, que precisava de ajuda e se calou.
    Acho que vou chorar nesse livro, não vejo a hora de começar a ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Esse título me lembra muito uma música da Pitty 'Desconstruindo Amélia', mas acho que o tema da música não tem muito a ver com a história desse livro. Apesar de você ter gostado bastante e tudo mais, não me interessei pela leitura, mas achei a capa bem chamativa. Mesmo com a premissa curiosa acho que não leria.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lara.
    Essa não é a primeira resenha que leio relatando sobre esse final inesperado e a forma que a autora escolheu para explicar a morte de Amélia.
    E mesmo com sua nota máxima, eu não pretendo ler esse livro, porque ele parece que traz uma carga emocional imensa, e eu não quero sentir o desespero de Kate ao saber de Amélia rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Lara, gostei muito de reconstruindo amelia também, é um livro que eu recomendo demais pras pessoas, principalmente para quem tem filho adolescente ou é filho adolescente haha! Eu não consegui em momento algum adivinhar o que estava por vir, quando achava que tinha descoberto a trama, vinha a autora e mudava tudo e eu ficava OI? eu não gostei 100% também do final ,eu imaginava diferente. Mas, mesmo assim dei uma nota alta também!

    ResponderExcluir
  19. Lara,
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, acho fascinante como a autora explorou a trama de modo que a mãe deveria estar preparada para descobrir mais sobre a morte de sua filha, ne?
    Acho fascinante tambem, o tanto de surpresa que o livro tem. Segundo alguns amigos é impossível adivinhar o que vem a seguir. E eu adoro quando o autor me surpreende. Tenho muita vontade de ler e sua resenha aumentou minha vontade!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A capa e o nome não tinham me chamado muita a atenção, mas sua resenha me deixou curiosa! Primeiro por ja ser dito q Amelie nao pulou, e depois pq parece interessante a forma como a mãe faz de td para descobrir mais sobre sua filha... Fico ate pensando que ela poderia fazer isso antes de perde-la, nao? Muito legal, gostei mt da resenha, e ja vou acompanhar os preços do livro ahvaha

    ResponderExcluir
  21. Oi, Flor! Tudo bom?
    Desde que a arqueiro divulgou a capa, a sementinha da curiosidade foi plantada em mim. A sua resenha vai ser a primeira sobre o livro que vou ter o prazer de ler e finalmente, saber se vale a pena ou não. Gostei muito de ler que o livro te prendeu do início ao fim e principalmente ao saber que os capítulos estão intercalados. Adoro saber o que se passa com as personagens principais, assim nos conectamos mais ainda.
    De fato, o livro nos agradando e provocando os mais variados sentimentos é o melhor, não é mesmo? Já estou gostando do livro e sei que quando topar com o livro na livraria, vou trazer para casa e querer me emocionar e te um passeio pelas emoções assim como você! Gostei muito da resenha, parabéns, e principalmente o blog, acabei de virar seguidora e pode me esperar por aqui!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  22. Me interessei pelo livro desde o lançamento, a capa e a sinopse chamaram muito a minha atenção. Amo capítulos intercalados, e fico feliz de saber que a leitura te prendeu do início ao fim e que o livro te surpreendeu muitas vezes. Mesmo que o final não tenha correspondido completamente às suas expectativas, adoro tramas intensas e quero muito ler. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Toda vez que vejo o livro, fico muito interessada em ler. Deve ser uma história muito intrigante, por que fica no ar a pergunta, por que Amelia se matou? Eu estou louca pra ler, espero que seja em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Por onde eu passo tem uma resenha desse livro e sempre com a nota máxima, eu não entendo posso até estar errado, mas eu não gostei nem um pouco da capa e a sinopse me pareceu um pouco entendiante o que me faz crer que o livro não seja lá tão bom, mas alguma dia eu leio e tiro minha próprias conclusões.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, cada leitor tem um gosto não é mesmo? A capa retrata claramente a trama do livro, talvez não seja teu estilo de livro, por isso tu acha que não seja tão bom, mas como eu gosto de tramas assim, para mim foi ótimo! Para saber se é entediante ou não, só lendo, mas se já te pareceu ruim pela capa e sinopse talvez seja melhor deixar passar. =)

      Excluir