Revivendo a Magia - O Garoto no Convés

Revivendo a Magia é uma coluna que criei para falar de maneira breve sobre os livros que não foram resenhados aqui, pois os li antes de criar o Magia Literária. 


John Boyne

Sinopse: Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes.


Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência. 
O autor acrescenta novos dados e interpretações a uma história até hoje misteriosa. Sugere, por exemplo, que a receptividade sexual das nativas do Taiti pode estar na origem da insatisfação que resultou no motim. Seduzidos - ou, no caso de Turnstile, iniciados - por elas, os marujos teriam considerado intolerável a ideia de retornar para casa, o que os colocou em linha de colisão com o capitão.

Comprar!

______________________

John Boyne tornou-se um autor que admiro muito, a escrita dele me encanta e me faz querer ler mais e mais suas obras. Após a leitura do maravilhoso O Menino do Pijama Listrado , li O Garoto no Convés e mais uma vez, o autor me deixou encantada e me fez devorar seu livro, e dessa vez enxerguei a história pelos olhos de um adolescente, Turnstile, que é um garoto um tanto irresponsável que não possui papas na língua, mas os acontecimentos o fizeram amadurecer e o tornaram uma pessoa diferente, eu gostei muito dele e seu jeito de ser. 
O Garoto no Convés é baseado na história real do HMS Bounty, contada por Turnstile, nosso querido personagem fictício. O que fez eu amar ainda mais o livro, adoro quando os autores fazem essa mescla. O livro possui humor, ação e aventura, e passa importantes mensagens aos seus leitores, algumas me tocaram bastante. RECOMENDO com certeza!!!! 

7 comentários:

  1. Olá!!

    Aina não li nenhum dos dois livros, mas tenho muita curiosidade de viver essas aventuras. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Putz! Eu não sabia que era baseado em história real.
    Eu comprei na Amazon sem nem ler a sinopse, pois morro de medo de spoiler. Vi que era John Boyne e comprei com a certeza de boa leitura.
    E pelo que vi não errei né. Vou amar!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem ?
    estou louca para ler mais coisas do John Boyne, já li alguns contos. Mas ainda não li nenhum livro.
    Espero ler algo em breve. Gostei muito da sua opinião achei bem sincera.
    Mil beijos da Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara, tudo bom?!

    Do John Boyne só li "O Menino do Pijama Listrado", mas fiquei bem curiosa para ler outros livros dele. Quem sabe não leio outro do autor né?! Gostei muito da sua opinião sobre esse livro. foi bem sincera!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiee , tudo bom ?
    Nunca li nada desse autor mas dizem que sua escrita é excelente , fico bastante curioso quando leio alguma resenha dele . Parece ser bem legal '' O menino do Pijama Listrado '' e esse que você citou me deixou bastante interessado :D Adorei sua opinião e com certeza vou ler *--*
    Até mais ;)
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  6. Olá Lara,
    li O menino do pijama listrado e gostei bastante. Não li outro livro do autor (e não foi por falta de oportunidade), já que faltou aquele impulso para seguir adiante na leitura. Tentei ler esse, mas a leitura não fluiu tanto quanto o outro. Confesso que o que mais me encanta no trabalho de John é a maneira que ele conta a história, através de crianças, diante de acontecimentos tão grandiosos, como foi o caso da 2ª guerra.

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara, tudo bem?

    Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho muita vontade. Falam que ele escreve muito bem.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir