A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

Maurício Gomyde


A Máquina de Contar Histórias

Autor: Maurício Gomyde

192 páginas
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 5/5


Sinopse:  "Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. 

Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde."

Novo Conceito


Eu pulei essa resenha na frente das outras pois quero muito falar sobre esse livro, certamente não falarei tudo o que ele merece, mas vou tentar fazer com que ela fique boa o suficiente para que vocês saibam o quanto esse livro me tocou, e é com lágrimas nos olhos que escrevo essa resenha, um pouco diferente das outras, que sempre faço um resumo e exponho minha opinião, nessa eu coloquei a sinopse e vou direto contar o que achei de "A Máquina de Contar Histórias"


"Eu já errei demais, e você não vai me dar uma chance de consertar? Todas as pessoas do mundo merecem uma chance. Até as piores, como eu."

Se me pedissem para resumir o livro em uma palavra eu diria sem sombra de dúvidas: PERFEITO! Uma leitura que encanta, envolve, emociona e transborda amor. Nunca tinha lido nada do autor e comecei muito bem, terminei com "uma vontade absurda de ficar muito amiga do escritor" (pág. 178).

Logo nas primeiras páginas o livro já encanta e nos faz querer ler mais e mais, os personagens são bem construídos e lindos, eu amei todos.

Vinicius é admirável, alguém que errou muito, mas que lutou demais para reverter a situação, para mostrar o quanto se arrependeu, e fez de tudo para reconquistar o amor de suas filhas, já que, infelizmente, o amor da vida dele tinha partido. Ele ouviu muitas verdades de sua filha mais velha, Valentina, palavras duras mas reais, e mesmo em meio a toda raiva e tristeza ele fez o possível para se redimir. 

Valentina sofreu demais com a morte da mãe, e ficou extremamente revoltada com o pai, que não estava presente nos momentos que mais precisavam dele. Eu gostei dela, não é aquelas personagens irritantes, ela fez coisas erradas também, mas teve maturidade o suficiente para pedir desculpas e abrir caminho para o que o pai tentasse reconquistá-la. 

E preciso falar de Vida, a filha mais nova de Vinicius, uma linda garotinha, que ainda é muito nova para entender que sua mãe nunca mais irá voltar, e que transformou os momentos com suas frases engraçadas e ingênuas. Eu me apaixonei por ela e ri de seus comentários. 

Eu precisava falar de toda a família V, um por um, pois amei todos eles, Viviana, a esposa de Vinicius, era uma mulher maravilhosa, companheira, forte e que amava sua família mais que tudo. Eles aprenderam muito uns com os outros, cada um tem uma característica que acrescenta ao outro e faz a narrativa se tornar ainda mais bela. 


"Você ama do jeito mais puro que já vi uma pessoa amar. Ainda não teve o coração corrompido pela obrigação que o mundo nos impõe de sermos, aos olhos dos outros, aquilo que não somos em essência." 

A narrativa do autor é simples, direta e leve, mas que possui um amor tão grande entre suas páginas, que é impossível não sentir todas as emoções dessa leitura. É um livro simplesmente lindo, eu chorei demais lendo, mas leria ele mais umas duzentas vezes e choraria novamente em todas elas. 

Além de escrever uma ótima trama, Maurício também fala bastante sobre o processo de escrita de livros, o que é muito interessante para levarmos para nossas vidas, tanto para aqueles que possuem o sonho de escrever, quanto para os que seguiram outras áreas, já que ele fala sobre o amor por aquilo que se faz combinado com a técnica.  

Bom, finalizo dizendo que "A Máquina de Contar Histórias" me arrancou lágrimas, sorrisos e me ensinou lições que levarei comigo sempre. Recomendo com certeza!! Espero que vocês gostem tanto quanto eu!


"Torço de todo o meu coração para que os eventos, pelo resto da sua vida, sejam um sucesso e você volte todas as noites para os meus braços. Eu estarei esperando, pode acreditar."






16 comentários:

  1. cara para um livro me arrancar lágrimas é muito dficil.
    eu nunca li nada do autor, esse vai ser o primeiro livro, como todo mundo está falando mega bem acho que pelo que tenho lido que vou gostar.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um livro lindo e emocionante, sua resenha me fez ter vontade de lê-lo. Gosto de livros que emocionam e trazem lições úteis para a vida.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara,

    Que resenha linda, já estava morrendo de vontade de ler o livro, agora estou ainda mais. É tão bom quando o livro nos emociona, nos faz rir e chorar ao mesmo tempo, e melhor ainda quando nos fazem guardar uma lição e que sempre dá vontade de reler. Muito legal também o fato dos personagens ser bem desenvolvidos, é sempre importante para a narrativa.

    Ótima resenha, com certeza entrou para os meus desejados.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  4. Caramba que invejinha de você rs, quero demais ler este livro.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara!
    Que maravilha!
    Fico imensamente feliz que o livro tenha te agradado, pois adoro a escrita do Maurício e entendi perfeitamente sua opinião.
    Este é o lançamento da Novo Conceito que tem deixado-me mais ansioso. Acredito que seja uma leitura maravilhosa mesmo.
    Sou parceiro do autor e fico muito feliz ao perceber que ele tem, cada vez mais, conquistado o carinho e apoio de muitos leitores.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Já faz temmmmmmmmpo que quero ler um livro de Gomyde, aliás preciso..rs. Agora só fiquei mais curiosa... beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara,
    Fico feliz que tenhas gostado da leitura. Sempre tive vontade de conhecer o trabalho de Mauricio, mas ainda não tive oportunidade ainda. Gostei muito da parte em colocar personagens reais, com situações de nosso cotidiano. Os comentários das obras do autor são excelentes e positivas. Espero conhecer em breve.

    Beijos,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Do jeito que sou chorona provavelmente irei chorar lendo esse rsrs. Gostei da resenha e acho que vou ler esse livro, embora eu prefira mais fantasia. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Ainda não li nenhum livro do autor, mas, após essa resenha elogiosa, fiquei bastante curiosa. Parece ser uma história bem emocionante mesmo.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Amilga!

    Que resenha mais linda!
    Senti sua emoção em cada palavra lida. s2
    Nunca li nada do autor, mas só vejo elogios por ai!
    Estou precisando de um pouco de romance no momento. Com certeza vou ler este livro!
    Leva ele pra bienal que o Mauricio autografa! \o/
    Muitas beijokinhas minha lindona!

    ResponderExcluir
  11. Todas as resenhas que li sobre este lançamento são 5/5. Eu tô louca pra minha caixa chegar logo, quero muito ler. Gomyde é um paradoxo: eu não deveria ficar surpresa com a qualidade do seu texto, mas ele sempre me surpreende se superando a cada livro.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  12. A meu deus que liiindo! Adoro essas história de amor e drama familiar. Me tocam muio mais do que um romance amoroso. Adorei a resenha e ele vai entrar para meus desejados no topo da lista!

    Beijo!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que não leio um livro sobre um "drama familiar" e esse parece que vai fazer eu me apaixonar perdidamente pelo protagonista e chorar com ele, já que meu coração é muito mole hahaha
    Boa resenha, super bem escrita :D

    Devaneios Estrellares

    ResponderExcluir
  14. Que coisa mais linda *-* Adoro livros que são capazes de nos tocar! Que nos fazem rir, chorar e pensar! Entrando para meus livros desejados *-* bjs
    http://www.horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Lara,

    Você foi rápida na leitura hein...kk...legal, quero muito ler esse livro e também vou passar na frente de alguns....gosto demais dos livros do Maurício...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Comecei a leitura desse livro hoje e mesmo sem terminar já senti tudo isso que você citou em sua resenha. Eu nunca duvidei que o Maurício seria capaz de causar tantas emoções pela quinta vez, mas até o momento me surpreendi com a evolução das personagens - a Vida é uma das melhores. haha
    Ainda não sei o que vou encontrar nas próximas páginas, mas já sei que vou me deparar com sorrisos e lágrimas.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir