Enfeitiçadas - Jessica Spotswood




Enfeitiçadas

Autora: Jessica Spotswood

Editora: Arqueiro

272 páginas
Avaliação: 5/5

"Eu sei o que os Irmãos diriam: A magia não é um dom do Senhor, é coisa do demônio. Mulheres capazes de fazer magia são loucas ou perversas. Estão destinadas a um hospício, na melhor das hipóteses, ou a um navio-prisão - se não a um túmulo precoce." 


A Fraternidade tomou o poder como governante legítima da Nova Inglaterra, as bruxas foram assassinadas e as que restaram precisam se esconder para que possam sobreviver, os Irmãos pregam que as regras foram feitas para que as meninas possam se proteger de si mesmas, e que devem obediência a Fraternidade, ao pai e ao marido. 

Em meio a essa sociedade, encontram-se Cate, Maura e Tess, três irmãs e bruxas, que precisam guardar esse segredo para que não sofram as consequências. Cate é a mais velha, e fez uma promessa a sua mãe pouco antes de ela morrer: cuidar de suas irmãs mais novas para que nenhum mal lhes aconteça. Mas essa é uma difícil tarefa, visto que Maura é um tanto rebelde e Tess é uma criança fascinada por feitiços. Cate tenta fazer com que elas entendam o quanto ser imprudente com a magia pode ser perigoso e custar suas vidas. Para piorar, o pai delas, que raramente está presente, resolve contratar Irmã Elena para cuidar das garotas e ensina-las a serem verdadeiras damas, e agora terão que ter mais cautela ainda para seu segredo não vir à tona.  

Se já não bastasse essa preocupação, Cate irá completar 17 anos, e terá uma escolha muito importante a fazer: casar-se ou virar uma Irmã e fazer parte das mulheres da Fraternidade. E isso a deixa receosa, pois como ela irá manter a promessa que fez a mãe? Como ela cuidará de suas queridas irmãs se tiver que sair de casa? 

Mas as coisas ainda podem piorar, pois ela achou um diário de sua mãe, nele Cate descobre uma profecia desesperadora, e ela percebe que nem ela e nem as suas irmãs estão a salvo. 

Cate também vive um lindo romance, mas será que esse relacionamento pode prosperar em meio a tudo que está acontecendo?

- Essa foi a coisa mais triste que ouvi hoje - declara Finn, e passa a mão pelo cabelo desalinhado - Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija. 

Enfeitiçadas foi um livro que gostei muito. Esse mundo de magia me encanta completamente e fico fascinada quando leio algo do tipo, mas logicamente, tem que ser bem escrito. E posso dizer a autora obteve êxito com Enfeitiçadas. Foi uma leitura muito gostosa e agradável,  Jessica Spotswood construiu cenários lindos e personagens cativantes. 

O livro é narrado por Cate, e eu gostei dela, apesar de achar que gostaria ainda mais se ela não reclamasse tanto do fardo extremamente pesado que tem que carregar, mas ela é uma pessoa que ama muito suas irmãs, e as protege com unhas e dentes. Maura é uma garota extremamente irritante e egoísta, e Tess é linda e meiga. 

Impossível não mencionar Finn, o lindo garoto ruivo, romântico, apaixonado por livros e totalmente contra as regras da sociedade (nova paixão literária *---*). O romance dele e de Cate é encantador, mas não é o foco do livro, o que me agradou bastante. A trama possui vários personagens secundários que gostei demais, alguns realmente me surpreenderam, outros me deixaram com raiva. 

As partes em que a Fraternidade prendia alguma garota suspeita de bruxaria me deixava extremamente irritada, eles pregavam coisas totalmente absurdas e machistas, e se achavam superiores as mulheres. Elas não podiam pensar, tinham que ser burras e sem nenhum tipo de conhecimento, somente obedecer aos homens. Toda a vez que os Irmãos apareciam em algum lugar eu ficava agoniada e revoltada. 

O livro todo é bem claro, não deixa nenhuma ponta solta, a autora mostra como a Fraternidade tomou poder, conta a história das irmãs e tudo é explicado com bastante detalhes, mas em nenhum momento a narrativa é cansativa, ao contrário, ela flui bem.

O final me deixou ávida pela continuação, quero muito, mas muito mesmo, ler o próximo livro!

A capa é linda, a diagramação e revisão são de extrema qualidade! Recomendo!
Leiam e entrem no mundo da magia proibida!!


5 comentários:

  1. Amilgaaaaaaaaaaa!!!

    Adorei a resenha! Foram exatamente esses os sentimentos que tive pelos personagens! s2

    A Cate é chatolina, a Maura merece uns tapas e a Tess é uma fofurinha! ^^
    Fiquei impressionada com aquela cena da Maura nervosa!!!
    Meninaaaa o que foi aquilo?!?!?!?!

    Vamos aguardar ansiosamente por Amaldiçoadas!!!
    Nem li o primeiro capitulo que vem no final do livro pra não ficar mais doida ainda! kkk

    Beijokinhas Enfeitiçadaaaas! o/

    ResponderExcluir
  2. Oiee =)
    tenho lido resenhas positivas desses livro e a sua só veio para acrescentar, gostei de sabe que não deixa ponta solta e que o livro realmente é bom, espero me sentir assim quando estiver lendo.

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oie, gostei muito da sua resenha. A capa desse livro é linda, linda. To louca para ler <3 Beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A história desse livro chamou a atenção desde o início, mas acabei deixando para ler no futuro por esse gênero nem sempre ser prioridade. Já vi resenhas positivas, como a sua, e algumas nem tanto, mas algo que me desanimou foi um comentário de uma amiga que disse não ter gostado tanto do pouco que leu. Pelo menos com sua resenha fiquei sabendo que o romance não é o foco e isso sempre me agrada.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou uma fã de magia, bruxas e coisas assim, mas essa capa é tão linda e as resenhas estão sendo tão positivas, como a sua, que estou com vontade de ler. Assim que eu puder vou ler e espero gostar dele também. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir