As Violetas de Março - Sarah Jio


As Violetas de Março

Autora: Sarah Jio

Editora: Novo Conceito

304 páginas
Avaliação: 5/5

Emily Wilson é uma escritora de sucesso, independente e bem-sucedida, que possuía um casamento estável, até que seu marido a troca por outra mulher. Juntamente com seu casamento, parece que sua criatividade para escrever também evaporou. 


Mas ela é uma mulher forte, que mesmo triste com o que ocorreu, resolve esparecer um pouco e parte para a casa de sua tia Bee, na Ilha de Bainbridge, lugar onde ela passava as férias quando era adolescente.

Emily é acolhida com muito carinho pelos moradores do lugar, mas Bee não gosta de sua amizade com algumas pessoas, principalmente com Jack, um homem lindo e encantador que desperta seu interesse. Todo esse receio de Bee faz com que Emily fique curiosa, mas a tia não fala sobre o passado.


"Caminhei de volta para casa me sentindo mais leve do que me sentira em anos, pois havia finalmente liberado o espaço em meu coração que estivera esmagado por tamanho peso por tanto tempo."

Em seu quarto, na casa de Bee, Emily acha no fundo de uma gaveta um diário da década de 1940, ela leu algumas páginas, mas decidiu parar, pois estava se sentindo uma intrusa ao ler um diário que não sabia de quem era. Mas Evellyn, uma grande amiga de sua tia, disse para ela ler, pois lá, encontraria respostas sobre seu passado. 

O diário era de Esther, uma mulher apaixonada, que tomou decisões que mudaram sua vida completamente. Após a leitura, Emily teve vários questionamentos pairando em sua cabeça, e através dessa biografia, ela descobre que isso tudo tem a ver com sua própria história.


"Respirei fundo e contemplei meu rosto no reflexo da janela, e uma mulher séria e cansada contemplou-me de volte - muito longe da garota que fizera sua primeira viagem à ilha anos antes."

Esse livro me surpreendeu, confesso que não achei que fosse gostar tanto dele, mas é uma trama que te prende entre as páginas. É uma leitura super rápida e leve, que não dá vontade de largar. 

Gostei muito dos cenários e dos personagens, a protagonista é admirável, ela não se deixa abater pelos obstáculos, não é aquelas choronas que ficam somente lamentando como a vida é cruel. Emily é forte, sofreu com sua perda, lógico, mas sem dramas. Foi para casa de sua tia Bee, que é meiga, doce e reservada, reencontrou um antigo amor da adolescência e conheceu Jack, que é um personagem apaixonante e um tanto misterioso. 

Todos eles são bem construídos e encantadores, assim como os personagens mais idosos, que são sábios e possuem um passado do qual não gostam de comentar, mas que virá a tona. 

As Violetas de Março foi uma leitura da qual me deixou de boca aberta algumas vezes, a autora desenvolveu muito bem a história, e me fez refletir um pouco sobre as escolhas que fizemos, isso é algo que sempre me faz pensar no quanto são importantes nossas atitudes e no que elas podem acarretar.

A capa do livro é muito bonita e a diagramação é bem fofa e faz a leitura fluir bem.  

Recomendo a todos! Leiam e descubram os segredos da família de Emily com As Violetas de Março!

7 comentários:

  1. Olá Lara,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e não sabia muito o que esperar dele, agora depois da sua resenha ficou mais claro...gostei...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lara!

    Engraçado que no começo eu tava achando esse livro tão chatinho e a protagonista tão enfadonha, mas a autora foi evoluindo a narrativa de tal forma que esse tornou-se um dos melhores de 2013. rs

    Samantha M.
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  3. quero tanto ler esse livro, mas ele vai ter que esperar, tenho outros na frente dele rsrs :3
    Garota Adocicada (clique aqui) ou visite meu perfil.
    Instagram @karoulles

    ResponderExcluir
  4. Bah!
    Tem tempo que este livro tá na minha Wishlist, mas confesso que depois da tua resenha vou correndo comprar ele.
    Demais!
    Também não imaginava que ele fosse tão forte e intenso, nossa!
    Aumentou muito minha vontade de ler! =)
    Parabéns, amiga! Amei a resenha, como sempre.
    Beijos.

    Livros e Chimarrao

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara, eu tenho o livro mas ainda não li. Que bom que gostou, é um incentivo a mais para eu tirar o pó dele e ler também. Gosto desta capa, me passa delicadeza.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse nunca ia imaginar que era um livro capaz de deixar alguém de boca aberta...
    Parecia só mais umromance...
    Fiquei interessada.
    A capa é liinda!
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Até hoje não li uma única resenha negativa em relação a esse livro e isso só pode significar que é uma ótima leitura. Eu particularmente acabo deixando pra depois livros do gênero, dando prioridade a thrillers e fantasias, mas entre todos os que eu tenho aqui esse está entre os que parecem ser mais interessante, o que deve muito a diagramação do livro, que realmente é bem bacana. Só é uma pena que não consegui aproveitar o kit - acho que não levo jeito pra coisa :x

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir