3 Retratos da Literatura

Olá leitores!!! Vamos nos aventurar pelas curiosidades do mundo literário?!
Hoje citarei três obras, das quais os autores escolherem como tema de suas histórias a pintura, mas essas não são pinturas alegres, singelas e brandas, e sim figuras sinistras e misteriosas.


retrato



Começamos com o ilustríssimo Edgar Allan Poe, com a obra "O Retrato Oval", nele  o protagonista, um pintor, exaure a vida da amada em busca da perfeição. Ela servira de modelo para o marido, que exigia a realidade completa em traços e cores. A última pincelada no quadro coincidiu com o último suspiro da moça, que não saia mais de seu posto à frente do pintor.






retrato





Nicolai Gogol também entrou nessa, e escreveu "O Retrato", a trama conta a história de um agiota que, próximo à morte, encomenda o seu retrato a um pintor. Toda a maldade praticada pelo agiota acaba por fixar-se no quadro, que adquirindo vida, incita as pessoas a uma existência repleta de atos inconsequentes. O próprio pintor do quadro termina sendo vitima dele.




Oscar Wilde


E por último, o grande Oscar Wilde, que criou o conhecido: "O Retrato de Dorian Gray", a história de um jovem que desejando nunca envelhecer pactua com algo sobrenatural que lhe concede a juventude eterna. Porém, a eterna juventude cobra-lhe o preço de perder a pureza de sua alma. Assim, Dorian irá se envolver em uma vida de perversidades e vilanias, buscando refúgio no ópio. Enquanto isso, seu retrato, mantido em segredo num cômodo isolado de sua casa, passará a sofrer alterações e revelará a verdadeira face de Dorian Gray.





As obras trazem grandes reflexões para quem as lê, tais como os valores que influenciam a sociedade e questões de estética e realismo, vale a pena dar uma conferida nelas ;)

Por hoje é isso, um beijo ;)

5 comentários:

  1. Nossa que bacana, adorei o post, muito original =).
    Bem, dos livros citados eu só conhecia O Retrato de Dorian Grey.
    Mas de autores só não conhecia o do meio.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Lara,

    Muito legal esse post, não li nada dos autores mas tenho vontade....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tô lendo O Retrato de Dorian Gray... gostando, mas tive que intercalar com outros devido à sua intensidade. Gostei da premissa dos outros livros também! =)

    ResponderExcluir