Curiosidade sobre Goethe

Olá queridos leitores! Trouxe à vocês hoje mais um Curiosidades Literárias, e dessa vez é sobre o famoso escritor Johann Wolfgang Von Goethe, grande romancista, dramaturgo e filósofo alemão. 


"A alegria não está nas coisas: está em nós."

O autor escreveu Torquato Tasso (drama), Ifigênia em Taúrides (peça de teatro) e as Elegias Romanas. Mas sua grande obra foi o  Fausto, escrito em 1806. Baseada numa lenda, esta obra relata a vida de Dr. Fausto, que vendeu a alma para o diabo em troca de prazeres terrenos, riqueza e poderes ilimitados.

Dizem que Goethe gostava de escrever de pé e Fausto foi criado dessa forma.  O escritor acreditava que a posição vertical favorecia o processo de criação, para ele, escrever de pé canalizava a energia criativa, de modo que ela fluísse do corpo para o papel.

 Para possibilitar a escrita dos livros, Goethe tinha uma escrivaninha alta, específica para a tarefa.

Deve ter sido um processo um tanto cansativo para Goethe escrever tudo de pé, mas acredito que essa "canalização da energia criativa" foi interessante e deu resultado,  afinal, o romancista foi muito importante para a literatura alemã e suas obras tiveram grande repercussão no mundo inteiro.


                                                                                                          

"Já vejo que tudo lhe esqueceu: pois nem sequer um beijo? Não entendo!
Dantes, quando teu falar terno, os teus olhos amantes me envolviam de céu, beijavas-me;  um beijar como quem me queria em beijos sufocar. Beija-me, ou beijo-te eu." 
(Trecho Fausto)

2 comentários:

  1. Não sabia nada sobre ele, Lara!
    Adorei o post, super informativo! :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Olá Lara!
    Eu confesso que era uma ignorante a ele, rs.
    Mas adorei saber as curiosidades, e conhecê-lo um pouco mais!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir