A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan


A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan 
Editora Novo Conceito
288 páginas
Avaliação: 3/5
Comprar: Travessa/Cultura

Clay Jannon é um web designer que perdeu seu emprego devido a recessão econômica norte-americana. Em sua busca por um novo trabalho, se depara com um "precisa-se de atendente" em uma livraria chamada A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, após uma conversa com o dono, ele é contratado.

Clay gosta de lá, só que percebe coisas muito misteriosas naquela livraria. Ela nunca fecha, mas quase não há clientes, ele não entende como ela ainda sobrevive, pois raramente aparece alguém para comprar algo. Na parte da frente ficam os livros que são vendidos, e na parte de trás, os antigos, que são emprestados para um grupo seleto de pessoas. Tudo lá é esquisito, Penumbra proibiu Clay de folhear os livros antigos, do catálogo "pré-histórico" (como diz Clay), e pediu para que ele anotasse a aparência e o jeito dos fregueses. 

Os membros que pegam os livros do catálogo são todos muito estranhos, Clay fica intrigado com tudo isso e a curiosidade faz com que ele abra um livro e descubra páginas repletas de códigos. Mas o que afinal isso significa? O atendente está certo de que o lugar não passa de uma fachada para algo maior.

Juntamente com sua namorada e seu amigo, Clay resolve investigar essa história toda e descobre que Mr. Penumbra possui muitos segredos, mistérios seculares fazem parte da trama e uma grande descoberta esta para acontecer.


"Acho que amo os livros por que eles são silenciosos e eu posso leva-los ao parque. Bem, na realidade eu adoro os livros por que eles são os meus melhores amigos."

O livro é uma combinação de antiguidade com tecnologia. Eu achei isso interessante, mas a partir de certo momento, todo o mistério da livraria dá lugar para uma aventura tecnológica, que ficou extremamente presente no livro. 

Isso me desagradou bastante, esperava que fosse explorado o suspense envolvendo a "sociedade secreta" e a parte obscura da livraria com seu catálogo de livros antigos, infelizmente não foi isso que encontrei. Chegou um momento que eu lia tanto sobre Google, leitores digitais, e outros termos tecnológicos, que me desprendi totalmente do livro.

Mas é uma trama bem inteligente, possui personagens interessantes e a narrativa do autor é bem sutil e divertida. Não posso deixar de citar a capa que é muito bem feita, assim como a diagramação. Outro ponto que gostei, foi o amor dos personagens por nossos maravilhosos livros, que encontraram neles seu refúgio, foi algo bem legal de se ler. 

Enfim, não esperem grandes mistérios e grandes emoções, leiam sem muitas expectativas. E para os que curtem tecnologia e afins, recomendo! Vocês irão gostar!

  

5 comentários:

  1. Kkkkkk

    Não poderia ter dito melhor amilga!!!

    Sabia que ainda não terminei a leitura desse livro por ter me deparado com tanta tecnologia e Google!
    Não foi isso que eu imaginei quando vi essa capa linda!
    Achei que ia saber sobre magia e misterios como no Harry! hahaha

    Beeem... O inicio é legalzinho... Mas ai chegou a Miss Potente e sua camisa BAM!, e acabou com a alegria da biblioteca doida!

    Vou forçar um pouquinho para chegar ao final! hehehe

    Beijokinhas com tosse! #cofcof

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Lara! Estou ansiosa para ler A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha.
    Amei o livro!!!
    Quero ler sim!!

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    :*

    ResponderExcluir
  4. Amei o livro. Estou ansiosa para lê-lo... Parabéns pela resenha, rs. Beijos.

    Aritana - (http://arimaciel.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei, mas esta bem abaixo do que eu esperava, mas é interessante....parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir