20 de Setembro - O Precursor da Liberdade

Olá leitores! Sei que vou fugir do tema do Magia Literária nessa postagem, mas eu tive que escrever este post, pois gostaria de demonstrar o grande amor que tenho pelo meu Estado, e também gostaria que vocês conhecessem a importância do dia hoje. Para quem não sabe, hoje é feriado aqui no Rio Grande do Sul, pois é um dia especial para nós gaúchos.


Tudo começou no dia 20 de Setembro de 1835, com a Revolução Farroupilha, que só teve fim dez anos depois. Nessa data, os farroupilhas liderados por Bento Gonçalves tomaram o poder em Porto Alegre e aí têm inicio a Guerra dos Farrapos. A revolução foi um movimento de imperialistas contra os gaúchos republicanos, causada por motivos econômicos, sociais, políticos e militares. As idéias iluministas e liberais encantaram a elite rio-grandense, que sofria com os desmandos do poder imperial, que cobrava altos impostos e eram indiferentes às necessidades da região. 

O conflito chegou ao fim com a assinatura do tratado de “Poncho Verde”, em Dom Pedrito, quando o grande chefe farroupilha Davi Canabarro afirmou: “Acima de nosso amor à república, está nosso brio de brasileiro”.


A República sul-rio-grandense foi proclamada um ano após a Revolução e dela resultou o lema de sua bandeira “Liberdade, Igualdade, Humanidade”, que sintetiza as madrugadas e noites mal dormidas, pelos quais passou o gaúcho na preservação dos destinos de nossa Pátria.

A Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, à meia-noite do dia 07 de Setembro, a colocaram em um candeeiro e saíram em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizaram a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”. Entre estes jovens, estava Paixão Cortez, símbolo do Gaúcho e que serviu de modelo para a confecção da estátua do Laçador.

Dia 20 de Setembro ficou marcado pela coragem e vontade dos gaúchos de se rebelarem contra o império em busca dos seus ideais , e é por isso que nós, gaúchos, comemoramos o nosso dia Hoje! É o dia da nossa história! Dia do inicio da nossa Liberdade!


6 comentários:

  1. Apesar de ser paulista e ter muito orgulho dessa terra, nada me encanta mais do que ver o orgulho dos gaúchos pelo estado. Acho isso tão... incrível. Que bom seria se todos os brasileiros fossem como vocês, gaúchos.
    De qualquer forma, aproveito a oportunidade para parabenizar todos os gaúchos por essa data tão especial.

    Beijos!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Lara. Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre a Guerra dos Farrapos e claro, do feriado no Rio Grande do Sul. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Coisa linda.
    Me arrepio cada vez que escuto. <3

    "Sirvam nossas façanhas de modelo á toda Terra!"

    Beijos!

    Livros & Chimarrão

    ResponderExcluir
  4. Oie Lara
    conhecia a Guerra dos Farrapos somente das aulas de história, mas só o básico mesmo. Tem razão de ter muito orgulho pela sua terra e as conquistas!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Lara,

    Gostei demais do post, gosto de saber mais um pouco sobre o meu país, tenho orgulho dele apesar dos problemas internos, tenho muita vontade de conhecer o Sul, conheço Curitiba e Floripa....belo post....parabéns...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir