A Esperança - Suzanne Collins


A Esperança (Jogos Vorazes - Livro 3)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
424 páginas
Avaliação: 5/5


" Permaneci na estrada por puro hábito, mas é uma escolha ruim, por que ela esta cheia do que sobrou daqueles que tentaram fugir. Alguns foram totalmente incinerados. Outros, escaparam do pior das chamas, e agora encontravam-se nos mais degradáveis estágios de decomposição. Eu matei você, penso, enquanto passo por uma pilha. E você. E você."


Assim que Katniss foi retirada da arena do Massacre Quaternário, bombas começaram a cair no distrito 12, e quase nada restou dele. Ela agora está no distrito 13, junto com os rebeldes que se uniram para começar a revolução, e Katniss teria que ser o símbolo dessa rebelião, ela deveria ser o Tordo, para conseguir unir pessoas de todos os distritos para atacar a Capital. O sucesso disso tudo dependia dela. 

Mas Katniss se sentia culpada, estava abalada psicologicamente e fisicamente, pois toda a vez que tentava fazer algo de bom, tinha como resultado mortes e sofrimento. Ela não conseguiu manter sua promessa de proteger Peeta, que agora estava nas garras da Capital, e isso a deixava ainda mais desesperada. Será que Katniss estava preparada para ser o Tordo? E será que toda essa revolução daria certo e traria os resultados esperados? 

"Mesmo assim, eu os odeio. Mas, é claro, agora odeio quase todo mundo. Eu mesma mais do que qualquer outra pessoa."

A Esperança é um livro maravilhoso e surpreendente! 
A trama toda é bem construída. Katniss é uma protagonista que eu gosto bastante, ela é forte, as vezes toma algumas atitudes das quais não sou a favor, mas achei normal, afinal, ela precisou passar por tantas coisas ruins e superar tantos obstáculos, que não a julgo por estar extremamente abalada e tomar atitudes impensadas. Acho-a uma personagem ótima e vencedora. Gostei também de Katniss não ficar pensando o tempo todo em com quem deveria ficar, Gale ou Peeta, o foco dela é a guerra, e isso foi muito bom, pois sinceramente, essa historia de triângulos amorosos me cansa. Obviamente Katniss pensava nos dois, mas não foi chata em nenhum momento.

E falando nos dois, acho Gale um personagem de personalidade forte, ele é um lutador e é decidido. Já Peeta é doce, gentil e muito querido, gostei dele desde o primeiro livro e meu encanto só aumentou. 

Sempre pensei que o distrito 13 fosse libertar a todos e fazer com que as coisas em Panem mudassem, mas ao longo da leitura percebi que estava enganada e que a presidente do 13, Coin, era tão ruim quanto o presidente Snow. Ela não se importava em passar por cima das pessoas para conseguir o que queria, e isso fez eu gostar ainda mais da trama, pois não existe um lado totalmente bom ou ruim, e sim pessoas que querem chegar ao poder sem se importar com o resto da população. 

Essa foi uma leitura que vale a pena, a autora focou na rebelião contra a supremacia da Capital. Ela narrou de forma espetacular os sofrimentos de uma guerra, as feridas que ela deixa e as mortes que causa, fiquei triste por algumas pessoas terem morrido, mas essa é a realidade. Afinal, guerras sempre trazem tristeza e mortes, mas também, trazem A Esperança de um mundo melhor e a certeza de que mesmo depois de tudo, a vida segue e pode voltar a ser boa.

Enfim, a autora está de parabéns, ela construiu uma trilogia intensa, envolvente e inteligente. 
Recomendadíssimo! 




5 comentários:

  1. Ah como eu amei este livro *-*
    Na verdade, amei muito a série inteira, bem mais do que eu imaginava que iria gostar, rsrs.
    Ótima resenha! Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Lara! Estou ansiosa para ler a trilogia Jogos Vorazes! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a trilogia! Amei todos os livros *-* Estou ansiosa pelos filmes agora =P

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aaaah que linda resenha!! *--*
    Sou louco louco e mais um pouco louco por Jogos Vorazees e simplesmente amo!!

    Acabei de conhecer seu blog Lara, por intermédio da Daniele Nhasser e já estou seguindo pelo meu perfil pessoal, Adriano!

    Convido-te a conhecer o meu blog:
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    E se gostar, por favor, não deixe de seguir!

    beijos e Parabeens!
    Simplesmente amei seu espaço :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem??

    Amei todos os livros da trilogia! São perfeitos...
    Beijos,
    Bia
    http://blogestantemaluca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir