O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern


O Livro do Amanhã
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
368 páginas
Avaliação: 4/5

Antes eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e agora. Queria isso já, queria aquilo agora... Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir."

Tamara Goodwin é uma garota de dezesseis anos que vê sua vida mudar completamente após encontrar seu pai morto, ele cometeu suicídio, e deixou sua filha, esposa e dívidas imensas. Tamara sempre teve uma vida de luxo, seus pais lhe davam tudo o que queria, ela era uma pessoa que se importava apenas consigo mesma, era mesquinha e egoísta. Com o ocorrido, ela teria que mudar seus hábitos, pois perdeu até sua casa para o banco, devido as dívidas do pai. 

A confortável vida da garota acaba, e ela e a mãe se veem obrigadas a irem para uma cidadezinha no interior e morarem na casa de Arthur e Rosaleen, tios de Tamara. Porém, ela não consegue se adaptar com isso tudo, se sente sozinha, pois além de não ter nada para fazer naquele lugar, a mãe de Tamara esta completamente deprimida e em estado de choque, e só vive no quarto, Arthur mal fala com ela e Rosaleen vivia vigiando seus passos como uma neurótica. 

As coisas começam a melhorar quando Marcus, o responsável por uma biblioteca itinerante bate na sua porta, os dois saem para dar uma volta no ônibus da biblioteca e Tamara encontra um livro que chamou sua atenção. Esse livro estava lacrado, mas mesmo assim ela ficou com ele e quando conseguiu abrir viu páginas em branco e ficou decepcionada, achou que encontraria algo interessante escrito nas páginas. Resolveu então que escreveria nele, como um diário, mas quando abriu o livro, viu sua própria caligrafia descrevendo os acontecimentos do dia seguinte. Tamara se assusta, pois não fora ela que tinha escrito aquilo.

No dia seguinte, tudo acontece exatamente igual as palavras descritas no livro, e então Tamara percebe que talvez possa mudar o futuro, e dessa maneira descobrir os mistérios sobre sua vida. Mas será que isso é mesmo a solução para seus problemas?

"Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torna-los melhor que puderem ser."

Narrado em primeira pessoa por Tamara, O Livro do Amanhã é um livro muito bom, no entanto, achei o começo extremamente cansativo, a personagem me irritou muito, seu jeito mimado e egoísta, e a maneira com que ela falava com os outros, sem nenhuma educação e amabilidade me fizeram achar as primeiras cem páginas do livro muito massantes, até mesmo por que não tinha nenhum dialogo, apenas os pensamentos dela.  

Mas depois eu comecei a perceber que Tamara começou a amadurecer e mudar seu jeito, ela evoluiu bastante e eu comecei a entender um pouco mais seu comportamento. A leitura passou a ficar misteriosa, pois Rosaleen escondia algo das suas hóspedes e isso me deixou intrigada, ela é muito misteriosa e um tanto psicótica.

Gostei da escrita da autora, ela criou ótimos personagens, me fez ter verdadeiro asco por Rosaleem, e adorar a Irmã Ignatius, uma freira, que é encantadora e que conseguia ignorar as palavras grosseiras de Tamara e até achar graça nelas, ela sabia muitas coisas sobre os mistérios que envolvem a família e o passado da garota, e se tornou essencial na trama.  

Achei muito interessante todo o mistério que foi construído envolvendo aquele lugar e gostei da criatividade da autora, quando as palavras aparecem no diário a leitura fica ainda melhor e mais surpreendente. A trama toda é incrível, com suspense, humor e romance! 
Recomendo!
Leiam e descubram todos os segredos de O Livro do Amanhã!

"Então, essa é a história. Toda a história. Como eu disse no inicio, não espero que você acredite, mas é a verdade, cada palavra dela..."





13 comentários:

  1. Vejo resenhas boas e ruins!
    Preciso ler para ver se gosto!
    Adorei a dica
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Amilgaaaaa!!!

    Estou lendo A Ideia (Lucas Chagas), que tambem é mais pensamentos da personagem e a história acaba ficando meio parada mesmo... Ainda mais por ser um romance... Mas logo eu sei que anima! \o/

    Nooosssaaaa!!!
    Imagina saber oq vai acontecer amanhã?!
    Acho que ficaria tão nervosa esperando a coisa acontecer que acabaria estragando tudo!!!

    Estou louca para ler ele!!!

    Beijinhos da sua amilga fazedora de trabalhos escolares!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro,
    Nunca li nada da autora mas essa promete ser uma grande estória, não tive oportunidade ainda, mas vou continuar tentando.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ain... sei lá.. acho que nao to muito animado com o livro.. comecei e parei.. nao desempacooo .asodkasokdasod
    vou dar uma chance em outra hora para o livro..

    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa para ler esse livro. Passei a gostar do estilo de Cecelia Ahern. Nunca gostei do estilo chick-lit, romance puro ou feminino, chame do que for, mas Ahern consegue ter uma escrita madura e histórias criativas dentro de um gênero já bastante saturado. Mesmo eu que sou 1000% fantasia gostei dos livros dela. Pena que o ladrão de livros levou o meu. Lutando no correio para descobrir quem recebeu e onde meus livros estão. Ótima resenha. Beijos!

    Yasmin Carli - Cultivando a Leitura

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro mais ainda não o li, a minha amiga o pegou para ler antes de mim e o livro e meu. Pode isso? KKKKKK

    Beijão, Lari.❤
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  7. Oi Lara tudo bem contigo, eu já vi várias indicações desse livro e estou super curiosa para ler, mas tenho que seguir minha meta de leitura desse ano, estou com um projeto no blog que se chama 12 livros em 12 meses acho que vc vai gostar!!! Passa lá depois!!!
    Grande abraço!
    Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Só vejo bons comentários desse livro.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Linda, tudo bem ?
    Primeiramente gostaria de me desculpar pela minha ausencia pequena do seu blog, pois andei um pouco
    indisposta. Pra falar a verdade eu ainda estou com um pouco de dor de cabeça.
    Acho que é de tanto ficar na frente do computador. E também nem tive tempo para pegar no meu livro =/
    Enfim...Isso eu vou fazer uma cola para todos, porque ficar explicando é dureza (risos)

    Mas agora vou comentar o seu post ....


    Achei interessante a sua resenha, até porque eu tenho também o livro, mas ainda não li devido a quantidade enorme de livros que tenho para ler.

    Mas pelo jeito para ser muito bom.
    Parabens pela sua resenha, pois achei muito objetiva =]

    Olha minha linda, estou SEGUINDO o seu blog, poderia me seguir tambem ? E se puder, curte minha pagina no face que farei o mesmo por vc. Só me deixar o link. bjokas




    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já estava interessada no livro mesmo sem saber sobre o que era, agora com sua resenha fiquei mais curiosa ainda! E realmente, quando a narrativa não tem muitos diálogos a leitura se torna horrivelmente cansativa.

    Estou seguindo seu blog, se quiser retribuir seria muito legal e ajudaria muito! :)
    Visita lá, e se gostar, comenta também:
    http://sea-of-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Oi Lara!
    Eu já estava doida pra ler o livro antes da resenha, acho a capa linda.
    O livro traz uma história bem diferente do que a gente tá acostumado, e me lembra muito um anime que recem comecei a assistir com meu namorado o Mirai Nikki, que é muito interessante, mas só lembra aquestão do diario que mostra o amanha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tô bem curiosa para ler esse livro, parabéns pela resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah, estou com muita vontade de ler este livro D: Sua resenha me deixou com "água na boca" xD

    Beijos!

    Emilie

    www.onetimefortea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir