Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes


Vítimas do Silêncio
Autora: Janethe Fontes
Editora: Baraúna
308 páginas
Avaliação: 5/5

"...Sinto ódio por tudo o que ele faz comigo. Ódio por me obrigar a fazer coisas feias com ele. Ódio quando ele me toca com suas mãos imundas e nojentas. Sinto que minha vida não vale mais a pena, não há mais esperanças..."

Margarida (Guida) é uma jovem que sofreu muito no lugar onde morava, e por isso, sentiu-se obrigada a deixar sua mãe e irmã para poder se refugiar na casa de sua tia, em Gramado. Lá, ela pretendia começar uma vida nova e esquecer o passado. Suas primas e seus tios a tratavam muito bem, fazendo com que ela se sentisse alegre novamente, sentimento esse que ela não tinha há muito tempo. A saudade da família que deixou era grande, mas ela tinha que ficar longe do lugar e da pessoa que lhe causou tanta dor.

Margarida guarda consigo tudo o que lhe aconteceu e tenta ser feliz novamente, percebe que esta se apaixonando pelo primo, Marcos, e que esse sentimento é reciproco. No entanto, os impedimentos para esse relacionamento são muitos. E ao mesmo tempo que esse romance acontece, Guida recebe uma maravilhosa noticia, sua mãe e sua irmã estavam em Gramado e foram para ficar, pois a mãe tinha se separado do padrasto. 

Infelizmente a felicidade da garota durou pouco, pois teve que se separar de Marcos e seu padrasto reatou com sua mãe e voltou a morar junto com elas. Mais uma vez, Margarida vai embora, mas dessa vez, para nunca mais voltar. 

Em São Paulo, ela não tinha dinheiro e precisava urgentemente de um emprego, pois as condições em que vivia eram péssimas e o dinheiro que tinha conseguido estava acabando. E é ai, que conhece a família Fraga. Essa família vai mudar a vida da garota completamente.

Otávio Fraga contrata Margarida para trabalhar em sua casa, e lá, ela encontra um novo lar e é acolhida com muito amor e carinho por eles. Margarida ajuda muito o filho do casal, William, que sofreu um acidente e ficou paraplégico, e já não tinha mais vontade de fazer nada, estava revoltado diante de sua situação, mas ele encontrou em Guida uma pessoa maravilhosa, que o ajuda a lutar pelo o que tanto queria, sem ela ele não seria nada. 

Com o apoio dos Fraga, Margarida consegue uma nova vida, trabalha, estuda e vai em busca dos seus sonhos até conseguir o que almeja, mas o seu silêncio sobre o que lhe aconteceu no passado acarreta grandes consequências e faz com que ela comece uma incessante busca por justiça, tendo que enfrentar seu pior inimigo.

"...a única certeza que seu coração tinha, naquele momento, era a de que precisava partir e encontrar um refúgio, até que um dia pudesse voltar para casa, se é que um dia poderia voltar..."

Vítimas do Silêncio foi um livro que eu achei maravilhoso, não tenho outra palavra para descreve-lo melhor! Li ele muito rápido, me prendeu de tal maneira que não conseguia largar. A trama que a autora construiu ficou perfeita.
Logo de inicio já gostei, pois Guida vai se refugiar no meu amado Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, e ver os personagens falando o sotaque gaúcho foi muito legal. E a medida que fui lendo, fui me encantando mais e mais pela escrita da Janethe e pela grande estória que ela construiu.

Margarida é uma personagem encantadora, que sofre muito pelo o que lhe aconteceu e por se sentir culpada devido ao seu silêncio, mas é uma pessoa batalhadora que foi em busca do seus sonhos mesmo após tudo que lhe ocorreu. É digna de admiração. Os personagens secundários são bem construídos. A prima e a irmã de Guida são muito queridas e eu gostei muito delas. E não posso deixar de falar de William, ele é lindo, guerreiro e encantador, assim como todos da família Fraga.

Nesse livro, a autora fala de um assunto extremamente delicado, que é o estupro, de um jeito que não faz dele uma leitura pesada. Esse é um tema forte, porém, a autora soube aborda-lo tão bem, que se tornou uma leitura reflexiva, em que senti o drama da protagonista, imaginei seus temores e pensei em quantas mulheres já passaram por tudo isso e sofreram caladas assim como Guida. 

Bom, já me estendi demais na resenha, para finalizar, digo que essa é uma linda trama, em que me emocionei muito, e acima dessa história dramática de Margarida, o livro possui um romance encantador e  um suspense que a cada página traz novas revelações, o que me fez querer ler mais e mais! A estória tomou um rumo completamente inesperado e eu me surpreendi e adorei! 
Enfim, recomendo muito esse livro!
Leiam Vitimas do Silêncio!!!

"Eu só queria dizer que te amo, e que se algum dia tive dúvida disso, hoje eu pude ter a certeza que meu coração pertence somente a você."


21 comentários:

  1. Não conhecia o livro,
    Mas adorei sua resenha e acho que amaria ler o livro
    parece ser uma estória muito bonita, a capa também é bem sugestiva, indica emoção.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara! Saudades de passar aqui! Eu li este livro ano passado e adorei, mesmo sendo um tema forte, a autora soube abordar de uma forma tão sensacional, que nos envolve a cada linha. Parabéns pela linda resenha.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lara.
    Já ouvi falar desse livro, lendo sua resenha agora achei bem interessante o enredo que ele traz, fiquei curiosa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi lara, este é um livro que eu sou louca para ler, mas que infelizmente ainda não tive oportunidade.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  5. Este foi o primeiro dos três livros da autora que eu tive o prazer de ler e bastou para que eu me tornasse fã da Janethe. Ela escreve muito bem.

    Beijokss, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro Lara!
    gostei muita da resenha e com certeza vou add ele n a minha listinha de livros!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro no ano passado e nossa, como foi forte. Foi o primeiro livro na temática que li, então dá para imaginar o choque eu tive, né?
    Mas é um livro INCRÍVEL.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem forte - não o tipo de livro que você lê depois de um dia pesado, o tipo pra te fazer pensar mesmo. Eu nunca havia visto nenhum brasileiro do gênero, gostei de saber ;)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece ser um livro muito bom. É o tipo de livro que eu iria adorar poder ler, sou uma fan, tipo de dramas e livros relacionados ao mesmo.
    Gostei da resenha ^^

    Bjos,
    http://misturandoasmentes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro... Adorei a resenha vou adicionar o livro na minha listinha (listona?) rsrs
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo fala bem dos livros dessa autora, mas confesso que tenho um pouco de medo, que acho que as vezes ele pode ser um pouco forte demais para o que eu quero no momento sabe? Mas amei a resenha Lara, me deixou bem curiosa (:

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. Oi Amilga Leeendaaa!!!
    Ó eu aqui! :p

    Tadinha da Guida!

    Tambem já imaginei o que se passa na cabeça dessas meninas que foram abusadas....

    Que coisa mais horrivel!
    Sorte que a Guida vai conseguir vencer!
    Isso que é o maravilhoso nos livros!

    Eles nos dão esperança para um mundo onde o bem sempre vence!

    Beijokas da Giii

    ResponderExcluir
  13. Ai, amei a resenha!
    É um livro bem forte, como eu tinha imaginado que fosse,
    mas são esses mesmos o que eu mais gosto!
    Fiquei muito curiosa para lê-lo!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar deste livro, fiquei descobrindo ele aqui por seu blog, hehe, mas adorei sua resenha. O livro parece ser bom, deve ser um pouco pesado as vezes, não tem como um assunto que causa tanta polemica não ser pesado, eu acho, mas adoraria ler este livro, além de que pelo que vi em sua resenha retrata sobre um assunto que nos dias de hoje esta muito comum.

    ResponderExcluir
  15. gostei dolivro pela sua resenha, acho que vai aumentar minha lista de desejados, to adorando descobrir bons escritores nacionais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Lara!

    Não conhecia o livro, mas gostei do enredo. É sempre legal quando a história se ambienta em lugares que conhecemos. Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia este livro também, mas gostei bastante, espero ter a oportunidade de lê-lo. ótima resenha!

    Beijos
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Linda a resenha do livro e parece triste também e romamtico,valeu pela dica de leitura.bjus.

    ResponderExcluir
  19. Achei o livro com um ponto de vista atual e que acontece muito por este mundo afora.É triste e ao mesmo tempo,revelador.É duro superar o que acontece e difícil conviver sem ter medo .Adorei.

    ResponderExcluir
  20. Adoro ver livros pouco conhecidos! E este deve valer a pena... Gostei ainda mais pela história se passar aqui no Brasil.

    Beijos!
    http://onetimefortea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir