Querer sem Medida - Gilmar Marcílio


Querer sem Medida
Autor: Gilmar Marcílio
Editora: Belas Letras
160 páginas
Avaliação: 3/5

"Sonhamos com a perfeição, esquecendo que certamente não é em nós que ela pode ser encontrada... Situações de rara beleza passam por nós sem que sejamos tocados por elas. Arruinamos tudo, simplesmente por que as coisas não aconteceram exatamente do jeito que imaginávamos, esquecendo de usufrui-las na preciosidade do que é efêmero..." 

Querer sem Medida é um livro de crônicas, eu gosto bastante de ler crônicas e as de Gilmar Marcílio são bem reflexivas, que me fizeram pensar bastante em certas atitudes tomadas. O autor aborda em seu livro diversos assuntos,tais como traição, cães, infância, morte, enfim...uma grande variedade de assuntos que tornam a leitura extremamente agradável. 

Eu gostei de algumas mais que as outras, obviamente, e esse trecho que coloquei acima é de uma chamada Seja Simples, e eu achei ela super legal, pois fala sobre o quanto as pessoas complicam a vida, ao invés de aproveitar os momentos, mostra o quanto levar a vida na simplicidade é mais prazeroso do que tornar tudo mais complexo.  

Outra que eu gostei bastante, por ser apaixonada por cães, foi a crônica chamada O Olhar dos Cães. Achei ela muito bonita:

"Sentar-se ao lado de um cão e testemunhar seu olhar, é saber que há outros reinos além do da fala, outros entendimentos que ultrapassam as frágeis verdades que inventamos... O silencio e a doçura deste olhar acolhem angustias e alegrias, e é sempre porto, chegada que guarda tudo o que não conseguimos compreender." 

Gostei muito do livro, a capa é linda e a diagramação também. Ele é um livro que mostra realidade da vida na opinião de Gilmar, em algumas eu concordei com ele, outras eu discordei, mas todas elas me fizeram pensar muito e levantaram alguns questionamentos dentro de mim. Sei que nem todos gostam muito de livros de crônicas, mas esse realmente vale a pena ler. É uma leitura leva e encantadora. Recomendo.

"Seja menos refinado em sua moral, menos exigente. Pare de perseguir a si mesmo. Só vive dentro da Lei quem não é feliz."




2 comentários:

  1. Oi Lara.
    Como a capa desse livro é fofa! Pena que são crônicas, eu não aprecio tanto esse gênero, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler.
    Linda essa crônica O Olhar dos Cães!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. OLá Lara,

    Não conhecia esse livro e faz tempo que não leio crônicas...boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir