Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora Rocco
397 páginas
Avaliação 5/5

"Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar umas às outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela."


Após a America do Norte ter sido devastada, surgiu Panem, uma nação governada por uma Capital com treze Distritos que trouxe prosperidade a sua população. Mas essa paz durou até os Dias Escuros, que foi o levante dos Distritos contra a Capital, esse motim resultou na extinção do décimo terceiro Distrito. 

E para punir a população e mostrar a superioridade absoluta da Capital foram criados os Jogos Vorazes.  Nos Jogos, cada um dos doze Distritos fornecem uma garota e um garoto para participarem, estes são chamados de Tributos. Os vinte e quatro Tributos são aprisionados em uma arena onde deverão lutar até a morte. O último Tributo será o vencedor. Os Jogos Vorazes são transmitidos para todo o país, e lá os jovens entram em uma luta mortal, é matar ou morrer! 

A participação é obrigatória, todo jovem entre doze e dezoito anos deve se inscrever e comparecer no dia da colheita para ver se será ou não o escolhido.  

Katniss Everden e seu amigo Gale são do Distrito Doze e comparecem todo ano na colheita torcendo para que seus nomes não sejam escolhidos. Mas no dia da seleção dos Tributos não foi Katniss a sorteada, e sim sua irmã de doze anos, Prim. Katniss ama muito a sua irmã e sempre cuidou para que nada de ruim acontecesse com ela, ela não poderia deixar Prim participar desses Jogos e então se ofereceu como Tributo no lugar da irmã. Para seu alivio Gale não foi sorteado, mas quem irá lutar contra ela pela sobrevivência será Peeta Mellark, um garoto que ela já havia encontrado anos antes. 

Na arena começam os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta entram nesse jogo mortal e farão de tudo para continuarem vivos!

"Esta anoitecendo quando começo a escutar os canhões  Cada tiro representa um tributo morto ..."  

Jogos Vorazes é narrado em primeira pessoa por Katniss, personagem que eu gostei muito, ela é forte e encara os desafios sem medo. Perdeu o pai muito nova e sua mãe não tinha forças pra nada. As duas irmãs quase morreram de fome, foi ai que Katniss resolveu salvar sua família, caçando para levar comida para casa. Por isso achei ela uma personagem admirável, pois ela fez de tudo para ajudar as pessoas que ama. Acho que foi a única personagem principal que não fez nada que me irritasse, hehehe. 

Peeta também é muito querido, ele é encantador e apaixonante. E mesmo aparecendo pouco gostei de Gale e espero que ele esteja mais presente no próximo livro. Os personagens secundários também são muito importantes e muito bem construídos. 

Eu amei o livro e devorei ele, não vi nenhum ponto negativo, a trama é ótima e os personagens também. Muitos devem achar que é uma história muito violenta, mas eu não achei, obviamente que tem as mortes e que algumas são bem fortes, mas não é nada muito sanguinário. Jogos Vorazes se tornou sem duvida alguma, um dos meus livros favoritos! 

Com a leitura eu fiquei super angustiada e queria muito saber o que iria acontecer, como seria o dia e quem morreria na arena. Fiquei revoltada com a Capital que comanda tudo e obriga os jovens a passarem por esses jogos brutais. Mas acima de tudo eu fiquei encantada, a narrativa da autora me surpreendeu. Eu sempre lia resenhas positivas e até fiquei com medo de esperar demais de um livro, mas ele superou todas as minhas expectativas.

Recomendo muito esse livro, quem ainda não leu LEIA e entre nessa busca pela sobrevivência com Jogos Vorazes!

"Aqui é seguro, aqui é um abrigo
Aqui as margaridas te protegem de todo perigo 
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão leis
Aqui é o local onde sempre te amarei."

9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Lara! Estou ansiosa para ler a Trilogia Jogos Vorazes! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que pela descrição Jogos Vorazes é um livro cheio de ação. Não posso negar que a quantidade de resenhas positivas que tenho visto assim como a sua e a quantidade de fãs despertaram meu interesse pelos livros da trilogia. Espero ter a oportunidade de ler em breve ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Só vi o filem que aliás gostei muito. Quero ler a série e a continuação do filme.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma resenha no rascnho pra postar desse livro, fico em dúvida pq tem gente que já leu há muito tempo o livro, daí achei que não seria tão interessante postar. Irei fazer uma resenha tripla da série toda.
    E vim aqui e ver sua opinião do livro me encorajou. Obrigada indiretamente. rsrs


    Beijos *-*
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. opaa! Muito curiosa para ler esse livro e a trilogia toda! Ai...tenho que comprar urgente, só vejo resenhas maravilhosas sobre.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lara.
    Essa é uma das que séries que estão na minha meta de leitura para este ano, tomara que eu consiga lêr pelo menos este aí, pois assisti ao filme e adorei.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso! Nem consigo descrever o quanto gosto dele :p
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, tudo bom?
    Nossa eu sou LOUCA para ler esse livro, já li tudo que precisava a respeito e a cada dia fico mais desesperada. Assisti ao filme e me apaixonei pela história, imagina só o livro?
    Adorei os trechos.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que quado comecei a ler pensei: "Será que um livro com esse enredo e esa temática vai funcionar sendo narrado em primeira pessoa?" Fui surpreendido por uma narrativa empolgante e consistente. Gostei tanto que tive que adquirir a trilogia. Katniss é incrível. Peeta é o parceiro perfeito para ela.
    É uma leitura incrivelmente fascinante.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir