As Aventuras de Pi - Yann Martel


As Aventuras de Pi
Autor: Yann Martel
Editora Nova Fronteira
371 páginas
Avaliação: 3/5

"As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela"

Piscine Molitor Patel é um garoto indiano de 16 anos, mais conhecido como Pi. O seu pai é dono de um zoológico e Pi adora essa vida. Ele e seu irmão cresceram no zoo e ele ama os animais, mesmo com seu pai fazendo questão de lhes mostrar o quanto alguns podem ser perigosos. 

Pi é um garoto que possui muita fé e uma admirável devoção a Deus, e ele acaba frequentando as religiões Hindu, Muçulmana e Católica. Sendo incompreendido por sua família e lideres religiosos. Mas a não aprovação de seus familiares não o afasta  das religiões e ele continua sendo muito devoto. 

Um dia, porém, sua alegria ao lado dos animais e das suas religiões acaba, pois seu pai, por questões politicas e financeiras, decide se mudar para o Canadá e deixar o zoológico. 

"Por que as pessoas se mudam? O que as faz se desarraigarem e deixarem tudo o que conhecem por um grande desconhecido para além do horizonte?"

O pai de Pi negocia seus animais, mas não conseguiu vender alguns, e então os levou para a viagem. Mas o navio que transportava a família e os animais naufraga no Oceano Pacifico e somente Pi consegue se salvar, juntamente com uma hiena, um orangotango, uma zebra e um tigre-de-bengala. O garoto fica amedrontado com isso, pois ele esta sozinho em meio a animais perigosos. Começa então, a luta de Pi pela sobrevivência e sua grande aventura no oceano! 

"Quanto mais baixo cairmos, mais alto a nossa mente vai querer voar. Era natural que, estando assim tão abandonado e desesperado, assolado pelo sofrimento constante, eu me voltasse para Deus."

Essa foi uma leitura que para mim, teve o inicio muito cansativo. O autor narra de maneira extremamente detalhada a vida de Pi, a origem de seu nome, a sua relação com os animais, a maneira como estes vivem e as religiões do garoto. Isso tudo é narrado de maneira enfadonha e fatigante. As primeiras cem páginas da minha leitura realmente se arrastaram. Também achei que houve muitas repetições de ideias, o que o tornou um pouco chato inicialmente. Foram esses fatos que me fizeram dar nota três ao livro.

Mas após essa fase cansativa, começou a grande aventura de Pi em alto mar, e isso me animou com a leitura, pois foi uma grande luta dele por sua vida, ele usou seu conhecimento sobre os animais e sua fé para que tudo desse certo e para que pudesse sobreviver. Gostei muito de Pi, achei admirável  a sua crença em Deus, ele é um personagem forte e inteligente, que possui diversas ideias para poder continuar vivo. 

O autor construiu uma trama intensa, comovente e bem detalhada. A história é ótima e o final é surpreendente!!!!

Recomendo! Leiam e embarquem nas Aventuras de Pi!!!


2 comentários:

  1. Esse é um livro que eu quero muito ler, deve ser ótimo mesmo!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  2. o livro plágio da obra de Moacyr Scliar...
    sinceramente, nem me animei pra ler...

    bj...

    ResponderExcluir