Eu sei o que você está pensando - John Verdon


Eu sei o que você está pensando
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
340 páginas
Avaliação: 4/5

"Eu farei o que fiz
Não por dinheiro ou prazer, 
Mas por dívidas a serem pagas
E correções a fazer.
Por sangue que é tão vermelho 
Quanto uma rosa pintada.
De modo que cada um saiba
Que colhe a semente plantada."

David Gurney é um detetive recentemente aposentado do Departamento de Policia de Nova York, ele dedicou 25 anos de sua vida ao trabalho, desvendando casos macabros, e assim, ficou conhecido como "superdetetive". Com a aposentadoria, ele decidiu começar uma nova vida e mudou-se com a esposa para o campo, buscando tranquilidade e sossego. 

Mas, a tentativa de viver tranquilamente acabou no momento em que Mark Mellery, um antigo colega de faculdade, lhe manda uma carta e diz que vai visita-lo. Mark chega transtornado e conta que recebeu um bilhete em que alguém lhe mandou pensar em um número e abrir um segundo envelope que continha exatamente o número que ele pensou, 658. E depois disso, passou a receber bilhetes ameaçadores de uma pessoa que parece saber tudo sobre ele, sobre seu passado e até mesmo o que pensa. Esses acontecimentos deixaram Mellery apavorado.

Essa história deixa Gurney intrigado, quem seria essa pessoa e o que ela pretende com tudo isso? David fica curioso e sua mente de detetive quer desvendar esse caso. Quando mortes começam a ocorrer, ele se vê em meio a esse desafio e começa a trabalhar na investigação disposto a desvendar esse mistério. O assassino deixa pistas que não levam a lugar algum e só confunde os policiais. Mas David quer vencer esse desafio, porém, o seu casamento e sua vida podem estar com os dias contados.

"A pior dor da nossa vida vem dos erros que nos recusamos a admitir, das coisas que fizemos e que estão a tal ponto em desarmonia com quem somos que não suportamos olha-las. Viramos duas pessoas numa pele só, duas pessoas que não se suportam. O mentiroso e a pessoa que despreza mentirosos, o ladrão e a pessoa que despreza ladrões. Para onde quer que fujamos, levamos a batalha junto."


Eu sei o que você esta pensando foi uma leitura ótima, é um suspense intrigante e inteligente, cheio de enigmas e mistério. A trama foi muito bem construída, e os personagens, embora não muito cativantes, são interessantes. Eles têm características marcantes, cada um possui uma história que caracteriza sua personalidade, e o autor explica isso, nos fazendo entender o motivo de eles serem como são.

Madeleine, a mulher de David, é uma pessoa ressentida , pois o marido, mesmo aposentado, não consegue deixar de lado seu vicio: a investigação. Ela gosta do campo  e se sente feliz lá, mas queria David ao lado dela para que juntos pudessem apreciar a vida nova. Mesmo não aprovando a atitude dele de se envolver no caso, ela é muito importante para o marido e o ajuda bastante. Madeleine é irônica e irritante algumas vezes, mas mesmo assim eu gostei dela e a entendi. Pois ela compreendia bem a profissão de David, e pensou que com a aposentadoria a vida de investigador teria um fim, mas se enganou.

O casal já passou por momentos de muita dor, os dois sofreram muito, e mesmo com muitas brigas David tenta fazer com que seu casamento não desmorone. Ele é um homem inteligente e sério, que é famoso por sua capacidade de dedução para descobrir assassinos e os prender. E esse é um caso que esta tirando o sono dele pois assassino é inteligente demais e macabro demais! Deixa pistas que são impossíveis de entender, e desorienta os policiais. 

Além dos principais, os personagens secundários também são significantes para a trama e bem construídos.  

Eu gostei muito do livro, achei ele inteligente e nem um pouco cansativo. Só não gostei muito da história do número, pensei que seria algo completamente diferente e me decepcionei um pouco, e é por isso que minha nota não é máxima.

Mas é um ótimo livro e o autor esta de parabéns! Agora quero ler Feche Bem Os Olhos, que  é mais um caso do nosso ex detetive!
Recomendo, leiam e descubram esse enigma com Eu Sei o que Você esta Pensando!

"Não só vocês estão errados como estão vendo tudo ao contrário. Eu deixo uma pista depois da outra e, mesmo assim, vocês não me pegam. Para ver, como vocês policiais, são uns inúteis." 


15 comentários:

  1. Oi flor, tudo bom?
    Já li esse livro e adorei.
    Tem uma trama bem envolvente, me prendeu bastante.
    Adorei sua resenha.

    Beijocas.
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro gosto do gênero policial e gosto dos livros da arqueiro.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Por gostar de um bom romance policial, esse livro sempre esteve na minha lista de desejados, apesar de não ter tido a oportunidade da leitura. De todas as resenhas, sempre bem positivas, a sua é a primeira que cita a importância da esposa do detetive, e mesmo sabendo de sua personalidade, isso não tem como incomodar.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler esse livro. Foi muito bem escrito o o mistério muito bem feito. Nossa, como o cara fazia aquelas coisas me deixou pasma com a inteligencia do autor para criar a história. Bem legal!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tenho este livro e acredito que vou gostar muito, adoro suspense e com certeza vou ler Feche bem os olhos!
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  6. Este livro está na minha listinha faz algum tempo,quero muito ler.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o livro, a resenha me fez gostar né.

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que eu quero ler este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, jurava que esse livro fosse do Harlan Coben, até levei um susto quando vi que era de outro autor...

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. Que suspense é esse?

    Eu morreria se recebesse a bendita carta! Ficaria "passada" de medo! rs

    Parece ser um livro sensacional!

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava louca para ler esse livro e agora com a resenha, estou mais ainda. Sua resenha atiçou muuuito a minha curiosidade, me entusiasmou. A história parece que prende bem a atenção do leitor e não deixa cair na monotonia em momento nenhum. Parece que acontece sempre algo para empolgar cada vez mais quem está lendo. Adorei!

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nao sei se é por causa da capa , mas nao tinha me interessado muito por esse livro.. Mas lendo a resenha, e pensando que a editora que publicou sempre traz livros muito bons, vou dar uma chance o quanto antes!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Me interessei muito por esse livro desde da primeira vez que li uma resenha sobre o mesmo, confesso que a capa não chama muita atenção,mas achei a estória intrigante e instigante. Ainda, quero lê-lo esse mês!

    bjokas.
    http://llivroseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu quero esse livro! Me da? Eu cuido dele direitinho ><
    Hahaha sou apaixonado por livros assim, quero ser um detetive quando eu crescer.. brincadeira..mas é serio ..huashuahs'

    Até mais Parceira \o
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir