O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson


O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora Arqueiro
224 páginas
Avaliação: 5/5

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você esta mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."

Katie Wilkinson é uma editora completamente apaixonada pelo poeta Matt Harrison, porém, o relacionamento perfeito dos dois acaba. E ela simplesmente não entende o motivo de Matt ter terminado tudo com ela e esta sofrendo muito com isso. Mas as respostas que ela tanto procura serão reveladas logo, pois um dia depois do rompimento, Matt deixa na porta de Katie um caderno que possui o seguinte titulo: "O diário de Suzana para Nicolas". 
Segundo Matt, ao ler o diário, ela entenderia tudo, e assim, Katie começou sua leitura.

Ao começar a ler, ela descobriu, que Suzana é uma médica que após sofrer um infarto devido a sua vida corrida resolve mudar-se para a ilha de Martha's Vineyard. Lá, ela passou a viver tranquilamente, dando verdadeiro valor a vida. E foi naquela pequena ilha, que ela conheceu Matt, e com ele construiu uma linda história de amor, que aumentou ainda mais com o nascimento do filho deles: Nicolas.

Mas por que Matt entregou esse diário a Katie? Por que ele quer que ela leia a história dele com outra mulher? E mais, por que em um ano que estiveram juntos, ele nunca lhe contou nada disso, nem mesmo sobre seu filho?

E ao folhar de cada página, Katie descobre o verdadeiro passado do seu amado.

"Nicolas querido, meu pequeno principe,
No momento que escrevo este primeiro texto você tem duas semanas de idade. Mas quero começar contando algumas coisas que aconteceram antes de você nascer. Quero começar antes do começo por assim dizer.
Isso é para você Nick: a história de Nicolas, Suzana e Matt."

Que livro mais lindo! Eu nunca tinha lido nada do autor e comecei muito bem! A leitura foi perfeita e envolvente. O autor intercala os momentos do diário, com os momentos de Katie após a leitura de cada parte, e a narrativa me fez querer ler mais e mais e descobrir tudo o que aconteceu. 

Os personagens do livro são lindos, impossível não amar Katie e Suzzana, as duas personagens são maravilhosas e o que Suzzana escreveu no diário é lindo, ela é uma mãe maravilhosa e meiga, e passa tanto sentimento para seu filho que chega a emocionar.
Através do diário de Suzzana descobri o quanto Matt é amoroso, querido e carinhoso.
E o mais interessante é que quando eu li na capa: "duas mulheres, o amor pelo mesmo homem e as revelações que unem seus destinos" eu pensei que seria uma disputa entre as duas, e foi completamente diferente do que imaginei, foi uma leitura marcante e muito bonita, em que o amor esta presente o tempo todo de uma forma pura e apaixonante.

A narrativa é leve e super rápida e possui um final muito emocionante. Sinceramente, foi muito difícil fazer essa resenha, é difícil dizer o quanto gostei da leitura e o quanto ela me marcou, acho que todos os adjetivos não seriam suficientes, eu gostei da capa, gostei da diagramação e me apaixonei pela narrativa!
Recomendo muito esse livro, leiam e se emocionem com essa linda história de amor!!



9 comentários:

  1. Também achei que fosse uma disputa,ou algo assim.Não imaginava que seria um livro tão emocionante !
    Chorei muito lendo !
    Concordo em tudo o que você disse,o livro é lindo e vale a pena ler.
    Também foi o primeiro livro que li do autor e me fez querer ler outros.
    Adorei sua resenha =)
    beijos
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Lara! Já li O Diário de Suzana para Nicolas e amei! Lindo demais! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Como você, foi o primeiro livro que li do James e AMEI. Como não amar?
    Que história perfeita.

    beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu esperava uma história linda. Li, achei uma droga pelo modo como foi escrito. Não gostei. Acho que seria mil vezes melhor se tivesse cozinhado mais, feito mais e escrito mais. Achei a história corrida, ficou bobo. Ahhh, não deu pra mim =/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lara, finalmente conseguir vir aqui conhecer seu espaço e confesso que adorei!!! :D
    Ai flor, O Diário de Suzana para Nicholas é um dos livros que quero muito ler desde o ano passado...
    Já li inúmeras resenhas dele e todas são positivas, cada ve que leio uma resenha fico mais encantada e com mais vontade de lê-lo.
    Eu preciso mesmo adquirir este livro e tirar minhas próprias conclusões dele.
    Parabéns pela resenha flor. Bjus

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  6. Emocionante não é mesmo? Chorei com este livro de uma maneira que não choro nem com Nicholas Sparks....Amo e recomendo muito a leitura!!!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  7. Esse livro realmente é lindo demais. <3 Eu me apaixonei pelos personagens e terminei o livro chorando (imagine a situação, foi dentro de um ônibus!!).
    Sabia que tem um filme dele? Você não vai achar dublado nem legenda para ele, mas se você souber inglês é uma ótima pedida!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Como já disse anteriormente, James Patterson é simplesmente o melhor, por isso tenho grandes expectativas em relação a esse livro – tenho quase certeza de que Patterson se saiu muito bem nesse outro gênero literário, afinal, se já é difícil ler uma crítica sobre ele, ler uma crítica sobre O Diário de Suzana para Nicolas é praticamente impossível.

    Beijos!
    Ricardo – www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa a história é perfeita, linda mesmo. Você imagina uma coisa e no decorrer da leitura começa a perceber que não é nada do que imaginou. 1º livro que leio desse autor também, recomendo!!!

    Lívia Calandrini

    ResponderExcluir