@mor - Daniel Glattauer


@mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
184 páginas
Avaliação: 5/5

"Fw:
Cara Emmi Rothner, 
nós mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails coletivos, enviados a um coletivo ao qual eu não pertenço.
Sds, Leo Leike."

Tudo começou por engano, Emmi Rothner, ao tentar cancelar a assinatura de uma revista manda um email para Leo Leike. Ele, após várias tentativas de Emmi para não receber mais revistas Like, avisa a ela que os emails estão indo para a pessoa errada. 
Até que um tempo depois, Leo recebe um novo email de Emmi e se sente obrigado a responder, a partir daí tem inicio um diálogo virtual intenso e super engraçado!

"Re:
Perdoe-me o aborrecimento por escrito, senhor Sds Leike. O senhor entrou por engano na minha lista de clientes, porque eu, há alguns meses, quis cancelar uma assinatura e acidentalmente usei seu endereço eletronico. Vou apagá-lo agora mesmo.
PS: Caso lhe ocorra uma maneira mais original de desejar a alguém "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" do que usar "Feliz Natal e Próspero Ano Novo", por favor me diga.
Até lá: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
E. Rothner."

Após os enganos ocorridos, os dois passam a trocar emails diariamente, sem saber nada um do outro, nem a idade e muito menos a aparência, eles sabem apenas informações que aos poucos são reveladas. Emmi é casada e feliz no casamento, Leo acabou de sair de um relacionamento e esta em uma fase difícil na sua vida amorosa. E assim eles vão se conhecendo e se interessando um pelo outro. Eles criam um mundo só deles, e ficam completamente viciados nos emails diários. Eles se dão bem, a relação dos dois torna-se intensa como se eles se conhecessem há muito tempo. 

E Emmi e Leo têm vontade de se conhecer, porém o medo da decepção é grande, o medo de pôr tudo a perder ao ver que a pessoa talvez não corresponda ao que imaginavam. Será que vale a pena eles se encontrarem e correrem o risco de acabar com esse relacionamento virtual?

"Re:
É surpreendente como tanta coisa não é dita, embora a gente converse sem parar. Por exemplo: como vamos nos cumprimentar? Vamos apertar as mãos? Vamos dar um tapinha nos ombros? Será que devo estender os dedos bem juntinhos para que você os beije? Devo lhe oferecer uma das bochechas marcadas pelo vento norte? E aí você vai se aproximar com sua boca? Ou vamos simplesmente ficar olhando um pro outro por certo tempo como extraterrenos?"

Engraçadíssimo, @mor foi uma leitura que me fez dar muitas risadas, a troca de emails é  muito viciante, me viciei junto com eles por essas mensagens diárias. Simplesmente não dá para largar o livro!

O autor construiu a trama de uma forma muito inteligente, os diálogos são envolventes e divertidos e os personagens são ótimos. Emmi é o sarcasmo em pessoa, irritada e ciumenta até demais, mas gostei dela, mesmo parecendo um pouco bipolar em certos momentos. E Leo é inteligente e querido, irônico também, os momentos em que ele escrevia emails quando estava um pouco bêbado são muito divertidos. 

A narrativa é rápida, e tudo o que sabemos esta nos emails trocados entre eles, nada mais! Era isso que me deixava com mais vontade de ler, eu queria saber mais sobre eles, como eles eram fisicamente, que idade tinham, o que realmente sentiam, enfim, a cada novo e-mail eu ficava mais curiosa e mais ansiosa. Eu fiquei apreensiva junto com eles, pensando no possível encontro, se eles se dariam bem, se seria uma decepção, e se depois de se verem não quiserem mais saber um do outro? Enfim, deu pra perceber que eu achei o livro adorável né?l!!

Eu realmente me apaixonei pela leitura, foi extremamente cativante, até chegar aquele final que diz "CONTINUA", isso foi muito torturante, pois eu fiquei louca pela continuação, preciso lê-la, logo!

Eu recomendo muito, leiam e entrem no mundo virtual de Emmi e Leo com @mor!!!

16 comentários:

  1. Hi lara..how are U my friend geat day 4U,rally I like U'r post.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro. Foi o primeiro que li no ano.
    E necessito da continuação.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro bem interessante, mas o monte de emails me deixou meio tonta xD
    É legal, tem uma história bem interessante e quero saber o que acontece depois! Cadê essa continuação????????

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara.
    Esse livro não chama a minha atenção, acho que pelo fato de possuir emails, pois já li uma obra parecida e não gostei :(
    Mas mesmo assim, se um dia surgir a oportunidade darei uma chance, pois pode ser que me agrade.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Parece um ótimo passatempo! Mas não vou comprar ainda, vou esperar lançarem o segundo para assim não ficar roendo as unhas de tanto esperar kkkkk
    bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro muito rápido, muito bom mesmo só quase morri quando vi aquele continua no fim kkkkkk
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  7. Ah, todo mundo elogiou bastante esse livro, tenho receio pelo formato de escrita (e-mails) mas quero dar uma chance!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Eu também AMEI esse livro, tanto que ele ficou no meu Top 10 de 2012! Estou ansiosa pelo lançamento da continuação! Espero que a Suma não demore muito!
    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lara!
    Já vi muitos elogios para esse livro e tenho vontade de lê-lo faz tempo. Espero ter oportunidade em breve.

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lara! Li este livro em dezembro, e adorei. Ri muito e entrei mesmo no mundo desta dupla.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Amiga do céu, eu estou LOUCA para ler esse livro. Você não tem noção. Eu li uma resenha num blog e foi tipo, nossa, preciso ler, imediatamente, esse livro. Eu queria saber se no final eles se encontram na realidade haha.

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bom?
    Já vi algumas resenhas desse livro e sou simplesmente louca pra ler! Aí eu vejo mais uma resenha super empolgada como a sua e af, fiquei morrendo de vontade! hahaha Adorei a resenha, sério! E que bom que gostou tanto do livro.
    Já marquei como desejado no skoob, espero poder comprar logo!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Lara,
    Eu AMEI, este livro. É muito estranho né só e-mails e era isso que sempre me deixava mais curiosa, queria ler correndo para ver se eles iam se encontrar e no final fiquei p* da vida...hahahah
    Espero ansiosa pela continuação.
    Beijos,
    Katielle
    http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essa coisa de namoro virtual do livro é muito interessante, certamente deve ser mesmo viciante ficar acompanhando as conversas dos dois.
    E essas dúvidas sempre presentes, de como a pessoa realmente é ou se ela é como se imagina, deve atormentar bastante os dois.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  15. Já li este livro e realmente não gostei. Embora a narrativa não seja arrastada, acho que me incomodou o [SPOILER] fato da possível traição [/SPOILER]. Fiquei com muita raiva da Emmi, mas, tirando isso, foi um bom livro. Ótima resenha =)

    http://eulivrotulivras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii,
    Sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro, geralmente a primeira coisa que me deixa louca para ler o livro é a capa, mas nesse caso sua resenha fez esse papel!
    Bjus.

    ResponderExcluir