Leitura Silenciosa - Como vocês leem?

Olá leitores, hoje nas Curiosidades, vou falar um pouco sobre leitura silenciosa. 



Essa forma de leitura não era usada antigamente. Antes, a leitura normal era feita em voz alta. A silenciosa foi surgir apenas no século IX, quando algumas ordenações começaram a exigir o silêncio durante o trabalho no “scriptorium” monástico.

Porém, a leitura silenciosa era considerada estimuladora do sonho e do devaneio, era como a possibilidade do espaço para o pensamento e para a reflexão, já que não obedecia mais a voz do guia. Leitores independentes tornavam-se um verdadeiro perigo para a sociedade.


Mas, mesmo com tantos "contras", essa forma de ler tornou-se um hábito entre as pessoas no século X. Santo Agostinho ,nas “Confissões”, narra que Ambrósio, bispo de Milão, lia sem mover a língua e em silêncio. Santo Agostinho conta que diversas vezes o encontrou em semelhante estado, o qual era completamente diferente dos hábitos de leitura até então conhecidos. 

A nova tendência trouxe alguns receios, mas foi um  hábito que realmente veio para ficar, eu até certo tempo lia apenas em voz alta, parece que eu apenas absorvia as coisas dessa maneira, hoje porém, leio de maneira silenciosa, até porque comecei a ler no ônibus, nas filas, então me obriguei a ler de maneira silenciosa.
 Mas quando eu estou estudando é inevitável, eu preciso ouvir minha voz.


Mas e vocês, leem como? 

16 comentários:

  1. Oi Lara! Se eu ler em voz alta não consigo entender nada, prefiro ler bem quietinha e concentrada. Para estudar eu leio e escrevo, assim gravo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Mesmo? Eu não sabia disso. Legal ficar sabendo. Eu leio silenciosamente, mesmo.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Encontrei o seu blog e amei, seguindo pra acompanhar as novidades.
    Antes eu lia em voz alta também, mas depois comecei a ler em todos os lugares, sempre que tem um minuto disponível rs.
    Mas quando estou estudando leio em voz alta também ainda, parece que assim consigo entende melhor e fixa as coisas.
    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lara!

    Nossa, que curioso! rs Eu não consigo ler em voz alta. parece que eu não gravo as coisas. Leio sempre silenciosamente, seja para o que for. Lembro que quando eu era pequena, eu lia em voz alta no meu quarto, e o meu pai ficava ouvindo lá do quarto dele, dizia que adorava... rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Muito criativo o seu post, eu adorei! Leio sempre de maneira silenciosa, não consigo entender nada se alguém lê em voz alta para mim, ou até mesmo se eu leio em voz alta, é incrível! rs

    Beijo, Joyce.
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu sempre li em silencio. Posso até colocar uma música no local onde estou, mas me desligo do que acontece a minha volta. Quando estava na faculdade, precisava ler em voz alta para memorizar.

    ResponderExcluir
  7. Mas que curioso isso! Bom eu leio de tudo quanto é maneira. Em Inglês, as vezes eu gosto de ler em voz alta, porque aproveito e treino a pronúncia. Quando estudo, também gosto de ler em voz alta! Mas na maioria das vezes, leio mesmo é em silêncio.
    Beijos, Ni
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Legal esse post. Ler em silêncio é a carona que precisamos para embarcar nos cenários, na vida dos personagens, analisá-los corretamente. Lendo em voz alta, nossa própria voz nos atrapalha.=).. Então na hora de ler o melhor é Psxiiiuuu!Silêncio absoluto! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Se eu leio em voz alta, não entendo nada. Gosto de ler na minha caminha, sem barulhos para não perder a atenção e só pra mim. Em voz alta eu me perco :S

    ResponderExcluir
  10. Oie Lara
    muito interessante o post. Eu gosto de ler em silêncio, já tentei ler em voz alta, mas não sei porque acho que sou mais lenta lendo assim, do que quando leio na mente rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá Lara,

    Muito interessante esse post, eu não conhecia essa história eu também leio em silêncio....belo post....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu faço a minha leitura silenciosa, não consigo ler em voz alta, me desconcentro!
    ;)
    Pati

    ResponderExcluir
  13. Ola!! Se eu ler em voz alta eu nao consigo acompanhar os acontecimentos da historia, por isso, gosto mesmo é de uma leitura silenciosa e tambem eu nao vou querer contar pra todo mundo o que ta acontecendo no livro né?!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo artigo ;) e te dou uma sugestão, fale sobre a leitura dinâmica, coisa que eu almejo *-* haha

    Abrç'z Parceira \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante sua postagem, principalmente ao citar Santo Agostinho.
    Costumo fazer a leitura silenciosa, porém os meus textos preciso ler em voz alta - só assim para perceber pequenos erros, que muitas vezes escapariam se a leitura fosse de outra forma.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  16. Depene do livro... Geralmente leio silenciosamente, mas movendo os lábios como se estivesse lendo em voz alta em modo "Mudo" =)

    ResponderExcluir