A Morte de Jane Austen

Olá leitores, hoje trouxe mais um Curiosidades Literárias com a diva dos clássicos: Jane Austen!!!



Essa grande escritora morreu, no ano de 1817, aos 41 anos, e sua morte foi pouco clara, isso levou a uma suspeita muito curiosa no ano passado. Os especialistas nunca tiveram certeza da causa da morte de Jane Austen, mas por muito tempo, as hipóteses levantadas eram de que ela morreu por linfoma ou doença de Addison (um raro distúrbio nas glândulas supra-renais).
Em 2011 porém, Lindsay Ashford, uma autora de romances policiais mudou-se para a cidade de Jane para escrever um novo livro e depois de investigar as cartas da autora de Orgulho e Preconceito, encontrou trechos que considerou suspeitos, que foram escritos nos últimos anos da vida de Jane.

"Estou consideravelmente melhor agora e recuperando um pouco a aparência, que já esteve bem mal, com manchas brancas, pretas e de todas as cores erradas”.
Jane Austen

 Com essas cartas, Lindsay reconheceu os sintomas  que a autora descrevia como envenenamento por arsênico. Através dessa pista, foi verificado um fio de cabelo da escritora, e pasmem, os testes para arsênico deram positivo.

                                                                                                Porém, na época, o produto era usado como medicamento para algumas doenças, então o fato foi considerado pouco revelador. Mas para a ficção a história rendeu bons frutos, Lindsay já lançou um thriller histórico que fala sobre o assassinato de Jane Austen por envenenamento chamado Mysterious Death of Miss Austen (A Misteriosa Morte da Senhorita Austen).  
                                                                              
 "Muita coisa desapareceu. Cassandra (irmã de Austen) queimou dezenas de cartas de Jane depois de sua morte – e ninguém sabe por quê”
Lindsay Ashford

Como as cartas e os diários deixados não irão solucionar o caso da morte da romancista, seu óbito será um mistério que provavelmente jamais será desvendado. Será que a diva realmente foi envenenada? 

10 comentários:

  1. Ler um livro sobre o assassinato de uma autora tão conhecida e querida? Me parece estranho, mas se tiver a oportunidade de lê-lo, espero não deixar passar.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso?
    Será?
    Espero que não!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Achei interessante o livro mas não deixa de ser estranho. Interessante também essa hipótese de que Jane Austen teria sido envenenada, não conhecia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. aaahhh tô pasma...será que ela foi envenenada? por que?
    nossaaaaaa, amei seu post
    Amoo Jane Austen
    e agora quero ler esse livro Mysterious Death of Miss Austen

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  5. OI,

    eu honestamente duvido que Austen tenha sido envenenada.... Mas fiquei super curiosa para ler o livro da Lindsay Ashford, a capa dele é linda!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, não sabia sobre esse fato. Não acredito na hipótese se envenenamento, como foi dito que o arsênico também era usado como remédio não faz muito sentido. Mas não podiam deixar de criar um livro pra isso né? hahaha'

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. UAU! Que legal! Olha, adorei a ideia do livro, mas eu acredito que ela tenha morrido por doença, fim de papo, sabe? Mas, sério, quero MUITO ler esse livro, vou pesquisar sobre agora mesmo! Adorei o post, beijos!
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Lara,

    Gostei demais desse post, que mistério hein e deve ser bem interessante esse livro de mistérios da autora Lindsay...parabéns pelo post....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  9. Nossa! Tomara que não é verdade..apenas coisa de livro hehehehe Gosto de ler Jane Austen....bjs

    P.S: está rolando um sorteio de um livro e uma bolsa lá no blog. Venha participar: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-janeiro-feliz.html

    ResponderExcluir
  10. Acredito que é uma suspeita muito plausível para a morte desta excelente escritora inglesa. O arsênico era utilizado, inclusive como tratamento estético, como forma de deixar a pele mais branca, com aparência semelhante ao leite, como bem gostavam os escritores góticos e românticos. Espero que esse livro chegue ao Brasil se já não chegou. Gostaria muito de lê-lo porque Jane Austen, juntamente com as irmãs Brontë, tem uma vida bem misteriosa.

    ResponderExcluir