CERN

Olá!
Hoje em O Mundo nas Páginas vou mostrar para vocês um pouco sobre o
 CERN: Organização Européia de Pesquisa Nuclear



Fundado em 1954 , o Laboratório CERN fica na fronteira franco-suíça perto de Genebra. 
E desde essa época ele evolui continuamente e a meta da pesquisa pura continua a contribuir para a ciência e tecnologia.

O CERN é um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa cientifica do mundo. Seus cientistas tentam descobrir como foi feito o Universo e como ele funciona.
Lá, os maiores e mais complexos instrumentos científicos são usados para estudar os constituintes fundamentais da matéria e as forças que atuam nela. Ao estudar o que acontece quando essas partículas colidem, os físicos aprender sobre as leis da Natureza.
Utilizam como instrumentos aceleradores de partículas e detectores. 

Atualmente o CERN é executado por 20 Estados-Membros europeus e emprega pouco menos de 2400 pessoas. Nos Projetos do Laboratório de pessoal científico e técnico, constroem os aceleradores de partículas e asseguram o seu funcionamento regular. Eles também ajudam a preparar, executar, analisar e interpretar os dados de complexos experimentos científicos.
Cerca de 10.000 cientistas visitantes, que correspondem a metade dos físicos de partículas do mundo, vão ao CERN para pesquisas. Eles representam 608 universidades e 113 nacionalidades. Esse fluxo de visitantes trás novas ideias para a física e enriquece o laboratório com uma mistura de culturas, o que é fundamental para manter a Organização viva.



Missão:

A Convenção estabelece que o CERN deve organizar e patrocinar a cooperação internacional em pesquisa, promoção de contatos entre os cientistas e intercâmbio com outros laboratórios e institutos. Isso inclui a divulgação de informações, e a prestação de formação avançada para investigadores, que continuam a ser refletidas nos atuais programas de transferência de tecnologia e educação e formação a vários níveis.


Pesquisa: buscar e encontrar respostas a perguntas sobre o Universo
Tecnologia: Avançando as fronteiras da tecnologia
Colaboração: Unir as nações através da ciência
Educação: Formação, os cientistas de amanhã

A Antimatéria:

Os cientistas do CERN, possuem como objetivo produzir antimatéria em grande quantidade e armazena-la, o que traria grandes avanços para a humanidade. A antimatéria é o inverso da matéria, e os estudos científicos descobriram nela uma potente fonte de energia, com 100% de aproveitamento.


O livro:
  

Anjos e Demônios

Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em "Anjos e Demônios", quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em "Anjos e Demônios", Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.




Fonte: CERN 









 

6 comentários:

  1. Já vi o filme a achei sensacional, mas me disseram que o livro é mil vezes melhor e nem se compara com o filme. Pena que ainda não tive a oportunidade de ler :/

    So Just Smile

    ResponderExcluir
  2. O livro Anjos e Demônios é maravilhoso e fala um pouco sobre o CERN que é muito interessante!
    Adorei o post!!!
    Um Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Lara! Já li Anjos e Demônios e curti bastante. Achei o filme legal também, mas não gostei das modificações absurdas que fizeram. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma espécie de fascinação por esse acelerados de partículas, ainda lembro que tinha 15 anos eles iam ligar ele e foi cancelado de ultima hora. Fora toda a polêmica que esta criada em torno disso. Adoro a parte que eles pegam cientistas para trabalhar e criam vários bons cientistas, quero poder um dia trabalhar em um lugar assim.
    E esse livro está na minha meta desse ano, você já leu? é bom?

    ResponderExcluir
  5. Oie Lara!!
    Adoreei o post e conhecer um pouco mais sobre o CERN, não imaginava que era assim não HAHA'
    Beejos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lara!
    Acho incrível uma invenção como essa, para tentar explicar os grandes mistérios que nos rodeiam.
    Ainda não li nada do Dan Brown, mas estou com um livro dele me esperando aqui :)

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir