Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Biblioteca mais Antiga do Mundo!



Olá! Como estão? Hoje vamos saber um pouco mais sobre a biblioteca que acredita-se ser a mais antiga do mundo, e também, uma das mais famosas: A Biblioteca de Alexandria!
Biblioteca de Alexandria, ou Biblioteca Real de Alexandria, no Egito, possuía um acervo que chegava a setecentos mil volumes, entre os quais quarenta a sessenta mil manuscritos em rolos de papiro. A raridade e a quantidade de obras que a biblioteca possuía, renderam-lhe o prestígio de ser a maior biblioteca da antiguidade.
Criada no século III a.C, durante o reinado de Ptolomeu II do Egito, a biblioteca resistiu até a Idade Média, quando teve parte de seu acervo perdido em um incêndio. A Biblioteca de Alexandria era composta por duas partes: a Mãe e a Filha. A segunda era usada como depósito ou compartimento da primeira. Com o incêndio da Mãe (de causa acidental), a Filha passou a ter maior importância, sendo a sede da biblioteca em definitivo. Porém em 391 d.C a Biblioteca Filha foi totalmente destruída durante o império de Teodósio, juntamente com um enorme templo a Serápis (deus egípcio), por Teófilo. A ordem levou à destruição um dos maiores patrimônios da história da Humanidade. Em suas galerias habitavam títulos de geometria, trigonometria, astronomia, medicina, literatura e filosofia. Gregos, romanos e outros povos da antiguidade tinham ali suas memórias e identidades preservadas.
Em 1974 um grupo de arquitetos noruegueses projetou e conseguiu fundos com a Unesco e o governo egípcios para a construção de uma nova biblioteca. A instituição abriga além do ambiente principal, quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, planetário, e museus de ciência e caligrafia.
Já conheciam???
Um beijão...

4 comentários:

  1. Kkkkkk, fui visitar o site e não entendi nada do que tava escrito, hiuahiua, mas adorei o post, super interessante para nós amantes dos livros e da literatura em geral.

    Beijoksss, Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Oi, já tinha ouvido falar desta biblioteca, mas não conhecia realmente a sua história, mas adorei o post.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Conhecia um pouco da biblioteca porque no filme Lara Croft 2 é comentado um pouco. Agora da divisão da biblioteca eu não sabi, bem interessante.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante ! Parabéns pelo post, realmente nao sabia sobre o assunto.
    livrosnapipoca.blospot.com.br

    ResponderExcluir