O Lobo da Estepe - A febre hippie dos anos 1960



Olá, hoje nas Curiosidades vamos conhecer um livro que foi a febre hippie dos anos 60: O Lobo da Estepe, de  Hermann Hesse.

Tematizando a inadequação do indivíduo à sociedade, o romance critica a vulgarização da vida burguesa e seus valores, é complexo e inovador para a época em que foi escrito, e praticamente toda a comunidade hippie o lia naquela época.

E essa é uma das descrições do protagonista, o intelectual e misantropo Harry, que caminha pelo mundo como um lobo solitário. 


“Era uma vez um certo Harry, chamado Lobo da Estepe. Andava sobre duas pernas, usava roupas e era um homem, mas não obstante era também um lobo das estepes. Havia aprendido uma boa parte de tudo quanto as pessoas de bom entendimento podem aprender, e era bastante ponderado. O que não havia aprendido, entretanto, era o seguinte: estar contente consigo mesmo e com sua própria vida”. 


sinopse: 
Harry Haller, um homem beirando os 50 anos que acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e as partituras de Mozart; um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais a sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada. A primeira parte do livro é o pesadelo do lobo Haller, sua depressão e sua incapacidade de se comunicar que está na base da crueldade e da autodestruição. Na segunda o lobo se humaniza, através da entrada em cena de Hermínia, que tenta reaproximá-lo do mundo, no caso uma comunidade simplória, com salas de baile poeirentas e bares pobres.


E então,alguém já conhecia O Lobo da Estepe?


Beijos

5 comentários:

  1. Primeiramente, seu blog é maravilhoso...
    Flor, não conhecia esse livro ainda... E é um título que chama bastante a atenção...
    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Guriaaa, eu nunca ouvi falar neste livro, mas ja estou procurando ele no Estante Virtual, sabe que eu sempre quis viver na época de woodstock? Pois é, sempre quis ser meio hippie. Adorei a dica mesmo!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Não gostei no título, mas gostei da sinopse ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar do nome, mas nao sabia nem o que era ^^

    De qualquer forma estou passando para pedir a todos os parceiros para olharem esse post, tem uma informação importante sobre a parceria.
    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com/2012/01/isso-e-tudo-pessoal.html#more

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar desse livro, mas parece ser interessante, a sinopse chamou mais atenção do que o título.
    Lara,deixei um meme para vocÊ lá nomeu blog
    Beijos,
    Luana Karla.
    Sector 12.
    site: http://sector-12.blogspot.com/

    ResponderExcluir