O céu está em todo lugar - Jandy Nelson

novo conceito


O céu está em todo lugar

Autora: Jandy Nelson

Editora: Novo Conceito
424 páginas
Avaliação ( de 1 a 5 ): 5!
Comprar: Saraiva

Lennie Walker,tem 17 anos, adora ler e ouvir músicas, toca clarinete e vive com sua avó, seu tio Big e sua irmã mais velha, Bailey. As duas irmãs não têm pai e a mãe delas foi embora quando elas eram muito pequenas, sumiu no mundo e nunca mais voltou.  

Lennie vive sua vida tranquila, sem amores e sem grandes emoções, está sempre ao lado de sua irmã, que é linda, faz teatro, sonha em ir para Julliard e vive um amor de dois anos com Toby.

Elas eram inseparáveis, mas o destino fez com que a separação das irmãs acontecesse rápido demais, aos 19 anos, quando estava ensaiando para o papel de Julieta, Bailey morreu.  E o mundo de Lennie virou de cabeça para baixo.

“Havia duas irmãs que dividiam o mesmo quarto, as mesmas roupas, os mesmos pensamentos, na mesma hora. Essas duas irmãs não tinham mãe, mas tinham uma a outra. A mais velha caminhava na frente da mais nova, assim a mais nova sempre sabia onde ir.”

Lennie se depara com um mundo sem Bailey, aquela que disse que nunca a abandonaria se foi, e ela não deixa de pensar na irmã nem por um segundo, nos livros que ela nunca saberá como será o  fim, na escola dos sonhos que ela nunca irá, no casamento que ela nunca terá e nas tantas outras coisas que foram interrompidas abruptamente para Bailey.

“...por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa – uma prova do terrível erro cometido por Deus.”

A família Walker é maluca, mas engraçada, a avó é a conselheira que pinta quadros e por vezes têm ataques de riso, o tio Big fuma maconha, sabe tudo sobre plantas e já se casou cinco vezes. Os três, cada um a seu jeito, buscam maneiras para aliviar a dor.

Após a morte da irmã, Lennie começa a se aproximar de Toby, que era completamente apaixonado por Bailey, os dois, sofrem juntos por alguém que não irá mais voltar. E, de uma maneira estranha, aconteceu um beijo e uma vontade inexplicável de estar junto dele, isso faz com que Lennie se sinta a pior pessoa do mundo, como ela está fazendo isso com sua irmã? Como esta traindo Bailey dessa maneira?

Mas então, quando ela retorna as aulas de música, percebe que um novo aluno esta presente, Joe Fontaine, lindo, apaixonante e possui um sorriso que ilumina o dia das pessoas a sua volta, ele faz com que ela descubra que a vida continua. Mesmo se culpando por se sentir feliz, sem sua irmã, ela vai aprendendo a ser protagonista de sua história.

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

O céu está em todo lugar é um livro que eu já estava  morrendo de vontade de ler e ele não me decepcionou nem um pouco, é muito bonito, com uma capa e uma diagramação linda, cheia de imagens de versos escritos por Lennie.

Possui uma trama leve e muito gostosa de ler, narrado em primeira pessoa por Lennie, é um romance que não é meloso, é engraçado e encantador. A protagonista vivia sob a sombra da irmã e com a morte desta, descobre que ela também tem uma vida, que também é bonita e também pode ser feliz, mesmo sem Bailey, que nunca será esquecida.

Eu me irritei um pouco com a protagonista, pelas coisas erradas que fez, e por se sentir culpada por estar sorrindo e contente,para ela, era inaceitável estar sorridente enquanto sua irmã esta morta. Mas Lennie é maravilhosa e amadurece muito durante a narrativa, os pensamentos dela me fizeram dar risadas e me emocionar.

Abordando temas de morte, sofrimento, recomeço e amor, a autora fez eu me apaixonar pelo livro, ela construiu personagens extraordinários, e eu  vivi a emoção de cada um e torci por todos.  Para superarem essa dor terrível e serem felizes.

Joe Fontaine me conquistou, com seu sorriso, sua graça e suas palavras bonitas. Para mim, os dois formam um casal perfeito. E também adorei a família dela, assim como Sarah, a amiga engraçada e cheia de estilo.

Extremamente recomendado, leiam O céu está em todo lugar e se divirtam, se emocionem e entrem no mundo de Lennie Walker.


" Eu entendo sim! entendo que, enquanto viver, ninguém mais vai ama-lo do jeito que amo. Tenho um coração para entregar inteiro a você" 

9 comentários:

  1. Olá!!
    sua resenha está maravilhosa, quero ler esse livro, ainda mais depois da sua opinião...
    um tio maconheiro e uma avó doida? deve ser realmente bem divertido! kkkk

    BJ BJ

    ResponderExcluir
  2. Oie Lara.
    Bem vinda ao clube:eu quis matar a Lennie...rs
    Apesar da chatice dela em metade do livro, eu gostei muito, e só não ficou perfeito porque eu imaginava outro final, enfim, o livro não me cativou ao extremo, mas a diagramação é perfeita!!!!!!!!!!
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Esse livro é ótimo! Eu adorei. A sua resenha ficou ótima :}

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Me diga o que é a diagramação deste livro, é simplesmente perfeita, a coisa mais linda do mundo sem falar que a história é tudo de bom também!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. Me diga o que é a diagramação deste livro, é simplesmente perfeita, a coisa mais linda do mundo sem falar que a história é tudo de bom também!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  6. Ah não vejo a hora der ler esse livro! O tenho mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Mas tenho certeza que a história é maravilhosa, sem contar na diagramação é perfeita.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindo... Parece ser um ótimo livro...
    Vc sabe destacar pontos principais do livro! Parabéns...
    Bjokas =***

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é simplesmente maravilhoso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, realmente deu vontade de ler agora! Quando der um tempinho aqui eu leio! A sua resenha está MARAVILHOSA, parabéns!
    :***

    ResponderExcluir